
Apesar dos constrangimentos sentidos no mercado da construção com a alta inflação, a Gebalis, gestora dos bairros municipais de Lisboa, reabilitou 327 casas durante o ano passado. E pensa ainda ir mais longe: agora está a preparar o lançamento dos concursos para reabilitar vários edifícios localizados em 11 bairros municipais. No total, trata-se de mais de 800 casas em Lisboa que vão ser reabilitadas.
O anúncio foi feito na apresentação Relatório e Contas de 2022 da Gebalis, que tem a responsabilidade de gerir um número superior a 20 mil fogos habitados por mais de 60 mil residentes - cerca de 10% da população de Lisboa. Um dos momentos altos de 2022 foi precisamente a celebração com a Câmara Municipal de Lisboa de dois contratos-programa num valor total de 42 milhões de euros, com execução prevista de 2022 até 2026, lê-se no comunicado enviado às redações.
E nem mesmo os constrangimentos com a subida dos custos da construção abalaram a atividade da Gebalis. “Importa destacar que em 2022 foram reabilitadas 327 frações, estando em preparação o lançamento de procedimentos concursais que vai levar à reabilitação de diversos edifícios de 11 bairros municipais e mais de 800 fogos”, revelam ainda.
Contas feitas, o relatório sobre o balanço de 2022 indica que a Gebalis alcançou uma taxa de execução dos contratos-programa acordados com a edilidade superior a 99%. “O ano de 2022 foi a todos os níveis desafiante, mas tal não nos impediu de fortalecer e consolidar o nosso compromisso de responder às necessidades dos milhares de cidadãos que compõem as comunidades dos 69 bairros municipais geridos pela Gebalis”, comentou Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis, citado no documento.
Além de estar empenhada em reabilitar as casas dos bairros municipais, a Gebalis tem investido também em políticas de proximidade, com os seus dez gabinetes de intervenção local e dois balcões de atendimento nas lojas do cidadão de Marvila e do Saldanha. Para 2023, está previsto lançar o Portal do Morador e criar um contact center “para facilitar e agilizar os contactos personalizados com os residentes dos bairros municipais”, explicam.
A nível interno, a empresa municipal tem também apostado na melhoria de condições de trabalho e na formação dos seus trabalhadores.
Para poder comentar deves entrar na tua conta