Número de registos prediais rústicos em Portugal cresceu com a entrada em funcionamento do Balcão Único do Prédio (BUPi).
Comentários: 0
Registo de terrenos em Portugal aumenta com o BUPi
Foto de Luís Alvoeiro Quaresma na Unsplash

Está a aumentar o número de registos prediais rústicos em Portugal, o que acontece através da expansão que se verifica a nível nacional do Balcão Único do Prédio (BUPi), que faz o cadastro destes terrenos. Além de dar a conhecer os donos dos terrenos, este cenário está a contribuir também para a valorização das propriedades rurais, ao facilitar as transações e ao possibilitar o emparcelamento de terras.

Segundo o Expresso, para transacionar prédios rústicos, as propriedades em causa não têm de estar apenas registadas nas Finanças, sendo também necessário o registo predial para confirmar a titularidade. Os números são claros: até julho deste ano, estavam referenciadas 1.649.399 matrizes, ou parcelas de terreno, bem mais que no final do ano passado (500.000).

E mais: os dados do BUPi indicam que já se “conhece 58% do território dos 153 municípios sem cadastro predial”, sendo que é nos concelhos do interior do país que há mais terras indivisas e por registar – é precisamente nesses locais que está a ser feito o maior número de georreferenciação, escreve a publicação, lembrando que os proprietários que não fizerem o registo do terreno até 2025 correm o risco de perder direitos a favor do Estado.

Apoiando-se em dados da Pordata, que cruza informações do Instituto Nacional de Estatísticas, das conservatórias do registo predial e da Autoridade Tributária, o Expresso revela que em 2020 foram transacionados 21.507 terrenos, mais que no ano anterior (18.884). Nesse ano, um hectare de terra custava, em média, 5.344 euros, ou seja, 0,53 euros por metro quadrado (€/m2). Mais, portanto, que em 2019: 2.470 euros (0,24 €/m2). 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta