
A construção em Portugal continua a dar cartas e a crescer – embora pouco e a menor ritmo. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou esta terça-feira, dia 14 de março, que o índice de produção na construção registou um aumento homólogo de 3,0% em março, abrandando 1,6 pontos percentuais (p.p.) face a fevereiro.
“O Índice de Produção na Construção aumentou 3,0% em março, variação inferior em 1,6 pontos percentuais (p.p.) ao observado no mês anterior”, lê-se no boletim do INE publicado esta terça-feira, dia 14 de maio.
O abrandamento da construção em Portugal resulta da desaceleração homóloga tanto na construção de edifícios, como na engenharia civil:
- Construção de Edifícios: aumentou 2,3%, taxa 1,5 p.p. inferior à observada em fevereiro;
- Engenharia Civil: passou de um crescimento de 6,0% no mês anterior, para 4,2% no mês em análise.
Em termos de contributos para a taxa de variação homóloga do índice, a engenharia civil representou 1,6 pontos percentuais (2,3 em fevereiro) e a construção de edifícios 1,4 pontos percentuais (2,3 em fevereiro).
Em termos de variação em cadeia, o índice de produção na construção recuou 0,5%, fruto das descidas de 0,7% na construção de edifícios e de 0,2% na engenharia civil.
Quanto ao emprego e remuneração na construção, o índice de emprego em termos homólogos abrandou 0,4 pontos percentuais, para um crescimento de 2,6%, enquanto as remunerações avançaram 9,2%, contra 10,9% em fevereiro.
A variação mensal do emprego foi 0,3% (0,7% em março de 2023), enquanto a das remunerações se fixou em 5,0% (6,6% no mesmo mês de 2023).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta