Indicador revela melhoria da opinião dos empresários do setor, durante o mês de setembro, face à subida de 5,4% do mês anterior.
Comentários: 0
Obras
Freepik
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

No passado mês de setembro de 2025, registou-se uma aceleração da trajetória de crescimento do índice nível de atividade na reabilitação urbana, com uma variação homóloga de +9,3%, como demonstram os dados obtidos pela AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas – através do inquérito mensal ao mercado da Reabilitação junto das empresas do setor. O indicador demonstra que, após o aumento de +5,4% do mês anterior, houve uma melhoria da opinião dos empresários em setembro.

O inquérito deste mês da AICCOPN revela também que, no que respeita ao licenciamento municipal de obras de reabilitação urbana, foram emitidas 4.283 licenças até agosto deste ano, traduzindo-se num crescimento homólogo de 3,7%, desempenho que se deve, sobretudo, pelo aumento de 7,9% no segmento de edifícios habitacionais, potenciando a emissão de 2.594 licenças.

Nota importante para o facto de estes dados de licenciamento não representarem o total da atividade de reabilitação urbana realizada, referindo-se unicamente a intervenções sujeitas a controlo prévio municipal.

Os dados obtidos pela associação revelam ainda um crescimento, em termos homólogos, de 5,6% no Índice da Carteira de Encomendas, o que revela que a procura neste segmento se mantém com uma tendência favorável. 

Por sua vez, houve uma quebra de 9,4 meses na Produção Contratada – indicador que mede o tempo médio de trabalho assegurado a um ritmo normal de execução –, um pouco abaixo dos 9,9 meses que foram observados no mês de setembro do ano passado.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta