Foram também emitidas mais de 13 mil licenças para construção e reabilitação de edifícios residenciais, ou seja, uma subida de 9%.
Comentários: 0
Construção nova
Freepik
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

Entre janeiro e agosto deste ano, verificou-se um aumento de 23,1% nos fogos licenciados em construções novas, subindo para um total de 27.295 alojamentos. Já no que respeita a licenças para construção e reabilitação de edifícios habitacionais, foram emitidas 13.488, o que representa um crescimento de 9%, comparativamente com igual período de 2024, segundo a nova Síntese Estatística da Habitação de outubro, lançada pela AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas e que compila os dados de produção do setor.

O norte do país foi a região em destaque no último ano a nível licenciamento de construções novas, somando um total de 17.807 fogos, mais 16% face aos 15.361 alojamentos de habitação registados no período homólogo. Cerca de 25% dos fogos licenciados correspondiam a tipologias T0 ou T1, 28% eram T2, 40% T3 e 7% correspondiam a T4 ou superior. 

Por sua vez, até agosto, o consumo total de cimento no mercado nacional atingiu 2.657 milhares de toneladas, refletindo uma redução de 1,6% face mesmo mês do ano passado.

Já o montante de novo crédito habitação concedido pelas instituições financeiras a nível nacional — excluindo renegociações – ascendeu a 14.813 milhões de euros nos primeiros oito meses de 2025, traduzindo-se num aumento de 37,7%. Por sua vez, a taxa de juro implicita nos empréstimos para a compra de casa fixou-se em 3,31% no mês de agosto, com uma quebra de 111 pontos base face ao mesmo período do ano passado.

E o valor mediano da habitação para efeitos de avaliação bancária, registou-se um aumento de 18,1%, impulsionado pelos acréscimos de 22,6% no segmento de apartamentos e de 10,3% no segmento das moradias.

Há ainda que notar uma variação homóloga de 17% em agosto de 2025 no valor da avaliação bancária da habitação também na região norte do país.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta