Os fundos administrados pela Apax Partners assinaram um acordo para investir na idealista S.A. (empresa editora do idealista/news) através da compra das participações que Tiger Global Management, KutxaBank e Bonsai Venture Capital tinham na empresa. Jesús Encinar, Fernando Encinar e César Oteiza, cofundadores do idealista, mantém-se como principais acionistas de referência juntamente com a Apax Funds e continuarão a estar na direção da empresa, como têm feito desde que a fundaram, em 2000.
Apax Partners é um fundo privado internacional de capital de risco que opera há mais de 30 anos a nível global e que investe sobretudo em quatro setores: tecnologia e telecomunicações, serviços, saúde e consumo. Os fundos administrados pela Apax Partners (os "Fundos Apax") são um dos investidores em empresas de classificados online e “lead generation” mais ativos do mundo.
Desde 2007, os Fondos Apax investiram mais de 1.500 milhões de euros em empresas líderes de classificados online e geração de leads (marketing digital) nos segmentos imobiliários, automóvel e de produtos financeiros na Europa, América e Ásia. Os fundos pax foram acionistas institucionais de referência em empresas como a Soufun (líder de classificados imobiliários na China), Autotrader (líder em classificados de veículos automóveis no Reino Unido), Trader Corporation (líder em classificados de veículos automóveis no Canadá), Dealer.com (líder em serviços de geração de leads para o mercado automobilístico nos EUA) e Bankrate (líder em serviços de geração de leads para o mercado de produtos financeiros para particulares nos EUA).
Tom Hall, sócio da Apax Partners, disse, em relação a esta operação, que “Jesús, Fernando e César criaram e lideram um grupo de classificados online de nível mundial” e que ajudaram a criar “uma das marcas mais reconhecidas e respeitadas de internet em Espanha”. “idealista ajudou milhões de pessoas a comprar, arrendar ou vender casas com uma experiência de utilização impecável e através de um site rápido e intuitivo. Estamos desejosos de poder partilhar com eles a nossa experiência e conhecimento adquiridos noutros negócios digitais de classificados online líderes de mercado. Temos uma grande ilusão por poder apoiar a equipa do idealista nesta nova etapa de crescimento”, acrescentou.
Também Jesús Encinar, fundador e CEO do idealista, disse estar contente com a celebração desta parceria. “Gostei da qualidade humana e da equipa da Apax Partners, do seu conhecimento dos mercados nos quais o idealista está presente, do rigor das suas análises e da sua experiência e firme compromisso a longo prazo com as equipas gestoras das empresas nas quais investem”.
A operação foi concluída e assinada sexta-feira (dia 24) em Madrid e está pendente da aprovação por parte da Comissão Nacional do Mercado e da Concorrência (CNMC), que poderá autorizar a compra nas próximas semanas.
idealista e Apax Partners decidiram não divulgar os detalhes económicos da operação, que se realizará com um pagamento em dinheiro aos anteriores acionistas após a aprovação por parte da CNMC.
O idealista teve o apoio nesta operação da Jefferies como consultor financeiro, da Baker & McKenzie como consultor legais e jurídico e da JBMF como consultor fiscal. Os Fondos Apax contaram com o apoio da Simpson Thacher & Bartlett y Uría Menéndez como consultores legais e da PricewaterhouseCoopers como consultores financeiros e fiscais.
Para poder comentar deves entrar na tua conta