Comentários: 0

Mais de 50 milhões de euros por ano foi quanto a Sonae Sierra decidiu investir, desde 2013, na expansão e renovação de 10 centros comerciais dentro e fora do mercado nacional, num total de 158 milhões de euros. A estratégia do Grupo Sonae passa por valorizar os espaços existentes, numa gestão orientada para os consumidores. 

Para este ano, segundo escreve o Expresso, a Sonae Sierra tem em curso cinco renovações. A do Vasco da Gama que implicou um investimento de 8 milhões de euros, a expansão do CoimbraShopping (meio milhão de euros), a reorganização do layout do Loop5 na Alemanha por 8,7 milhões de euros e as expansões do Parque D. Pedro Shopping e do Uberlândia, ambos no Brasil, com valores, respetivamente, de 5,8 milhões e 8,3 milhões. 

Recentemente, a empresa anunciou que tem à venda um lote de ativos como o Centro Colombo, NorteShopping ou o Centro Vasco da Gama.

O Fundo Sierra detém, em cada um dos três centros comerciais referidos, 50% de participação de capital. E os restantes 50% no Colombo e no Vasco da Gama são detidos pela CBRE Global Investors e no NorteShopping pela Tiaa-Cref.

Apenas uma abertura em cinco anos

De 2008 até 2011, quatro anos em pleno período de crise, tal como recorda o jornal, foram inaugurados oito centros comerciais de grande dimensão, superiores a 5000 m 2 (entre os maiores destacam-se o Mar Shopping e o Dolce Vita Tejo com 122.000 m 2 , inaugurado em 2009) e de diferentes promotores.

Desde então, registou-se apenas uma abertura - o Alegro Setúbal, do grupo Immochan, uma expansão do antigo Jumbo.

O Marketbeat de Outono da consultora Cushman&Wakefield, citado pelo Expresso, aponta para este ano a inauguração do novo conceito do The Edge Group em Sete Rios, resultante da transformação da galeria Twin Towers e a expansão do já existente Oeiras Parque que deverá também ser iniciada até dezembro.

Em Braga, o Nova Arcada (ex-Dolce Vita Braga inicialmente projetado pela Chamartin Imobiliária) encontra-se já próximo da sua conclusão, anunciada para 2016 com um total de 67.500 m 2 de ABL. Este centro comercial é hoje propriedade do grupo Caixa Geral de Depósitos e contará com a gestão da Sonae Sierra.

No Algarve, o grupo Inter Ikea iniciou em Loulé a construção do que será o segundo conjunto comercial do promotor sueco em Portugal, que abrange com uma loja Ikea de 21.300 m 2 de ABL, um centro comercial com 45.300 m 2 de ABL e um factory outlet com 23.200 m 2 de ABL. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta