Comentários: 0
Centro Comercial Colombo, em Lisboa, é o mais eficiente do grupo Sonae Sierra

A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, conseguiu uma poupança de 18,6 milhões de euros no ano passado, como resultado das melhorias de eficiência introduzidas pela empresa desde 2002 e 2003 na gestão de energia, resíduos e água

Durante 2014, a Sonae Sierra, segundo explica em comunicado, investiu 4,6 milhões em iniciativas ambientais, que proporcionaram uma diminuição significativa nos recursos com maior impacto no negócio da empresa: redução de 18% no consumo de água desde 2003; redução de 40% no consumo de energia, desde 2002; redução de 80% das emissões de carbono; e ainda um aumento de 209% na taxa de reciclagem desde 2002. 

Em Portugal, os centros com melhor desempenho em 2014 foram o Colombo, em Lisboa, o Continente de Portimão, o AlbufeiraShopping e o GuimarãeShopping.

Elsa Monteiro, diretora de Sustentabilidade e de Comunicação da Sonae Sierra, diz em comunicado que “os resultados operacionais conquistados em 2014 demonstram que as medidas de sustentabilidade implementadas ao longo dos últimos anos têm impacto real no nosso negócio”.

Criação de valor partilhado: as prioridades da Sonae Sierra

Mas a Sonae Sierra percebeu em 2011 que não basta reduzir o impacto da sua atividade em termos ambientais e sociais, considerando que é também necessário olhar para o futuro e compreender os desafios que a empresa terá de enfrentar.

A aplicação do conceito de Criação de Valor Partilhado traduziu-se numa evolução da estratégia de sustentabilidade que a companhia vem a implementar há cerca de 20 anos.

Além do enfoque na segurança das pessoas e na eco-eficiência, que têm vindo a ser trabalhadas sistematicamente pela empresa, com reflexo na gestão dos centros comerciais de acordo com as mais rigorosas normas de segurança e de eficiência ambiental, a Sonae Sierra definiu quatro outras prioridades: resiliência de recursos, lojistas prósperos, otimização de conhecimento e estilos de vida sustentáveis. 

O mundo Sonae Sierra

A Sonae Sierra é proprietária de 46 centros comerciais com um valor de mercado superior a 6 mil milhões de euros, e está presente em 4 continentes e 14 países: Portugal, Alemanha, Argélia, Azerbaijão, Brasil, Colômbia, China, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos, Roménia, Rússia e Turquia.

No total, a Sonae Sierra gere e/ou comercializa 92 Centros Comerciais com uma Área Bruta Locável de 2,3 milhões de m2 e cerca de 8.300 lojistas. Em 2014, a Empresa registou mais de 440 milhões de visitas nos centros comerciais que gere. Atualmente, a Sonae Sierra tem 7 projetos em desenvolvimento, incluindo 3 para clientes, e outros 4 novos projetos em carteira.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade