Comentários: 0
Sonae coloca Colombo, Vasco da Gama e NorteShopping à venda

A Sonae Sierra quer vender parte do portefólio de 21 centros comerciais que tem em Portugal (de um total de 46 que possui no mundo). Falamos de espaços em Lisboa como o Colombo e o Vasco da Gama, ou o NorteShopping, em Matosinhos, ativos valiosos que foram agora incluídos na estratégia de venda da empresa do grupo Sonae, que precisa de capital para os seus novos projetos fora do país.

“A venda de participação em ativos está enquadrada na nossa estratégia de reciclagem de capital, para podermos alocá-lo ao financiamento de novos projetos. Faz parte da nossa estratégia manter posições minoritárias e a gestão operacional dos ativos relevantes. Ativos como o Centro Colombo, NorteShopping ou o Centro Vasco da Gama são relevantes e, nesse sentido, enquadram-se na referida estratégia”, revelou Fernando Guedes de Oliveira, presidente da Sonae Sierra, em declarações ao Expresso.

Segundo a publicação, o Fundo Sonae detém, em cada um dos três centros comerciais referidos, 50% de participação de capital. E os restantes 50% no Colombo e no Vasco da Gama são detidos pela CBRE Global Investors e no NorteShopping pela Tiaa-Cref. O objetivo passa por vender parte da sua quota nestes ou noutros centros comerciais que detém em Portugal, escreve o semanal.

A Sonae Sierra tem em carteira vários projetos em mãos para avançar no estrangeiro. Na última semana, a empresa anunciou o seu mais recente, desta vez na Colômbia, uma parceria equitativa com o português Gonçalo Oliveira (da família Oliveira, que detém o grupo têxtil Riopele). O novo centro comercial será construído em Cucuta (cidade fronteira com a Venezuela) e vai implicar um investimento de 47 milhões de euros, devendo estar concluído em 2017.

De referir que em Espanha, em três anos, a Sonae Sierra vendeu quatro shoppings: o Plaza Éboli (Madrid) e o El Rosal (León) em 2011, o Parque Principado (Astúrias) em 2013 e o La Farga (Barcelona) em 2014. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade