Comentários: 0

O crédito concedido a várias empresas de construção civil -  que deixou de ser pago - foi um dos grandes responsáveis pelos prejuízos de 243,4 milhões de euros registados pelo Montepio em 2015. O negócio dos paquetes "Funchal", "Porto" e "Azores" foi outro dos fatores a pesar negativamente nas contas da caixa económica.

As imparidades (empréstimos não pagos) caíram 51%, mas mesmo assim somaram 258 milhões de euros, segundo escreve o Correio da Manhã, dando nota de que o rácio de crédito em risco subiu para os 14,3% - uma evolução que o banco explica pelas dívidas dos seus 20 maiores clientes.

Entre estes está, tal como frisa o diário, exatamente a empresa que comprou os paquetes (numa operação de 150 milhões de euros que nunca foi rentabilizada).  
 
Mas foi a nível da margem financeira, que ficou nos 227,4 milhões de euros face aos 336,5 milhões de 2014, que o impacto foi maior.

Recorda o jornal que o Montepio decidiu subir as remunerações dos depósitos, para aumentar a sua base de clientes, numa altura em que instabilidade e o desmoronar do Banif levou a uma grande transferência de poupanças. Nos últimos três meses de 2015, o Montepio conseguiu captar mais 489 milhões de euros de poupanças particulares.  

No final da semana passada, foiconcretizado um aumento de capital de 301 milhões de euros, subscrito integralmente pela Associação Mutualista, o único acionista da Caixa Económica Montepio Geral, que também registou prejuízos de 393 milhões.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta