
Empréstimo da casa em incumprimento? Vazio legal desprotege famílias
Há famílias que têm prestações da casa em atraso, mas têm alguma esperança de conseguir regularizar o crédito habitação.

Venda de crédito malparado a cair em Portugal: recua 18% em 2023
O mercado de venda de crédito malparado (ou NPL, sigla para a expressão inglesa Non-Performing Loans) deve atingir este ano em Portugal os 1.400 milhões de euros, um valor que representa uma diminuição de 18% face a 2022, segundo o estudo da Prime Yield ”Investing in NPL in Iberia 2023”. O país continua, de resto, a fazer progressos na diminuição do crédito que está em incumprimento no sistema financeiro nacional, apesar do ritmo de redução deste tipo de empréstimos estar mais lento.

Nível de endividamento das famílias recua para mínimos de 1999
O nível de endividamento das famílias em Portugal está a recuar há dez anos consecutivos, sendo que no final de 2022 a dívida dos particulares era de 18,2% do seu património, o valor mais baixo desde 1999. Já o património dos agregados tem vindo a crescer.

Parque Marconi está à venda para pagar dívidas de milhões aos bancos
O processo de insolvência do fundo imobiliário Invesfundo II segue caminho. Este fundo, que foi criado no seio do Grupo Espírito Santo, quer agora avançar com o pagamento das dívidas aos seus credores, nomeadamente ao Novo Banco e ao Montepio, que ascendem a 85 milhões de euros.

Endividamento das famílias recua há cinco meses seguidos
Em fevereiro de 2023, o endividamento das famílias recuou pelo quinto mês consecutivo – está a diminuir, em termos mensais, desde outubro –, tendo decrescido 0,2 mil milhões de euros face a janeiro para um total de 151.875.8 mil milhões de euros (152.071.05 mil milhões de euros no primeiro mês do ano), segundo dados divulgados recentemente pelo Banco de Portugal (BdP).

Dívida das famílias aumenta 3,6% - é a maior subida anual desde 2008
As famílias portuguesas estão a endividar-se mais, devido ao aumento galopante da taxa de inflação, que está a ter impacto direto no poder de compra das pessoas. Os dados mais recentes Banco de Portugal (BdP) mostram isso mesmo: a dívida das famílias teve uma subida homóloga de 3,6% em dezembro do ano passado, sendo este o maior crescimento anual desde 2008.

Consolidação de créditos: o que é e que vantagens pode ter
Consolidação de créditos. Esta pode ser uma das opções a ter em conta para muitas pessoas nos próximos tempos, marcados por aumentos das prestações dos empréstimos a pagar ao banco, nomeadamente do crédito habitação, na sequência da subida das taxas Euribor, que estão a crescer à boleia da decisão do BCE de subir as taxas de juro diretoras. No artigo da Deco Alerta desta semana, explicamos tudo sobre este tema. Fica a saber tudo sobre a consolidação de créditos.

Novo Banco põe à venda carteira de crédito malparado de 640 milhões
O Novo Banco pôs à venda uma nova carteira de crédito malparado de grandes devedores. O projeto Harvey, como foi designado, engloba empréstimos em situação de incumprimento com o valor bruto de 640 milhões de euros, sendo que estão em causa dívidas de 20 ‘single names’: oito créditos de empresas e 12 créditos ligados ao setor imobiliário.

Dívidas ao banco em tempos de pandemia: o que fazer e por onde começar?
A pandemia da Covid-19 está a contribuir para o aumento da pobreza e a deixar muitas pessoas desempregadas ou, por exemplo, em processos de lay-off. O resultado é um aumento dos incumprimentos, ou seja, as dívidas ao banco tendem a aumentar, isto apesar da implementação de algumas medidas, como as moratórias bancárias. No artigo de hoje da Deco Alerta ajudamos-te a perceber o que podes fazer – e por onde começar – para conseguires cumprir com as tuas obrigações.

O que é (e como obter) o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?
O que é o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal (BdP) e para que serve este documento? Trata-se, na prática, de uma informação que agrega todos os teus créditos e que identifica qual o banco ou instituição financeira onde tens empréstimos, bem como quais são as tuas obrigações mensais.

Dívidas ao banco vistas no telemóvel? Sim, através de uma app do Banco de Portugal...
Estás “perdido” e não sabes, afinal, quanto deves ao banco? O Banco de Portugal (BdP) lançou uma aplicação (app) que permite “fazer contas à vida” de forma simples e rápida. “Com esta nova app, pode receber no seu smartphone as notícias e os descodificadores do BdP e utilizar os serviços mais procurados”, explica a entidade.

Risco de perder a casa por dívidas de crédito à habitação sobe com novo negócio da banca
O cumprimento do pagamento da prestação da casa deve ser sempre uma prioridade máxima das famílias, mas agora ainda mais.

Número de famílias com dívidas de créditos ao consumo dispara devido às rendas altas
Arrendar casa é uma tarefa cada vez mais complicada, devido aos aumentos de preços que se têm registado nos últimos tempos. Um cenário que está a fazer com que haja mais famílias a terem dificuldade ou mesmo a falhar o pagamento de empréstimos ao consumo.

Guia para gerir o orçamento familiar e evitar dívidas
O orçamento familiar é a melhor ferramenta para organizar, gerir e manter uma rotina de gestão financeira. E, claro, evitar situações graves de incumprimento. O ideal será garantir o equilíbrio entre as despesas fixas e variáveis, salvaguardando sempre os imprevistos. Deixamos-te algumas dicas sobre o que deves e o que não deves fazer.

Projetos turísticos da Comporta à venda para pagar dívidas do BES à CGD
O Fundo de Investimento que gere os ativos imobiliários da Herdade da Comporta – que pertenciam ao BES – quer vender os dois maiores projetos turísticos que tem em carteira. A venda, garante o Fundo, pode ser a única de forma de saldar a dívida à Caixa Geral de Depósitos (CGD), a quem já deve perto de 120 milhões de euros.
Irregularidades dos bancos no crédito ao consumo dispararam
O Banco de Portugal (BdP) apertou a fiscalização ao crédito ao consumo e a deteção de irregularidades praticadas pela banca disparou. O supervisor fez 755 recomendações e determinações específicas, num total de 1.020 emitidas em 2016 em relação à generalidade das práticas da banca. Um número muito superior face às 310 feitas neste segmento em 2015.
Empresas em risco de incumprimento vão passar a ser reveladas pelos bancos
A partir do próximo mês de novembro, os bancos vão passar a ser obrigados a comunicar a probabilidade de incumprimento das empresas com sede em território nacional às suas potenciais devedoras, de acordo com uma instrução do Banco de Portugal (BdP).

Prazo para credores da Soares da Costa reclamarem dívidas termina hoje
A Soares da Costa, que entregou no início de agosto um Processo Especial de Revitalização (PER) no Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia, tem uma listagem de créditos que supera os 700 milhões de euros. Hoje termina o prazo dado aos credores – CGD e BCP são os maiores – para reclamarem os seus créditos.

Juros e prestação da casa seguem em queda
A taxa de juro implícita no crédito à habitação voltou a recuar em maio face a abril, tendo-se fixado em 1,112%. Uma tendência que se tem verificado nos últimos tempos, concluiu o Instituto Nacional de Estatística (INE). Já a prestação média foi de 238 euros, idêntica à de abril.

Casa de luxo de Pinto da Costa arrestada por dívida
Uma das casas de luxo onde vive Pinto da Costa, comprada por 1,2 milhões de euros em 2014, foi agora arrestada por ordem judicial. O presidente do clube de futebol do Porto é proprietário das moradias 1 e 2 no empreendimento Villas do Parque, no coração do Parque da Cidade do Porto, mas os imóveis ainda não foram escriturados e estão em nome do construtor, Domus 2000, que responde agora por uma dívida de 816 mil euros.

Herdade da Comporta deve 106 milhões de euros à CGD
A Herdade da Comporta, cujo processo de venda foi retomado por decisão judicial e é o ativo imobiliário mais valioso do Grupo Espírito Santo (GES), tem uma dívida à Caixa Geral de Depósitos (CGD) superior a 106 milhões de euros. A situação é denunciada no relatório e contas do Herdade da Comporta Fundo Especial de Investimento Fechado, enviado à CMVM.
Salgado condenado a pagar 4 milhões de euros pelo Banco de Portugal
O caso BES começa a ter as primeiras consequências legais. Ricardo Salgado, ex-presidente do antigo Banco Espírito Santo, acaba de ser condenado pelo Banco de Portugal (BdP) a pagar uma multa de 4 milhões de euros. Outros ex-administradores do grupo, Morais Pires (600 mil euros) e José Manuel Espírito Santo (525 mil euros), foram também condenados com penas graves no âmbito do primeiro dos cinco processos sancionatórios que o regulador abriu contra a comissão executiva do antigo BES.
Estado vende British Hospital e rede IMI a fundo do Luxemburgo por 16 milhões de euros
O British Hospital, que é o hospital privado mais antigo de Portugal, e a rede Imagens Médicas Integradas (IMI), da Galilei Saúde, foram “vendidos” por cedência de créditos esta semana pela Parvalorem, o principal credor, ao fundo de private equity luxemburguês FPB, no quadro do plano especial de revitalização (PER) e com um desconto de cerca de 27%. O negócio está avaliado em 16 milhões de euros.

Crédito à habitação: bancários que concedam maus empréstimos arriscam fortes sanções
Os maus conselhos dados na hora de te concederem um crédito à habitação já não vão passar sem consequências. As novas regras europeias, que vão entrar em vigor em Portugal este ano e no próximo, determinam que os funcionários das instituições financeiras sejam responsabilizados e sancionados pela prestação de maus serviços nos empréstimos para a compra de casa.

Imóveis dos bancos são “uma bomba-relógio que vai ter de explodir”, alerta especialista
Os imóveis nos balanços dos bancos são “uma bomba-relógio que alguma vez vai ter de explodir”. Quem o diz é Gonçalo Reino Pires, especialista em Direito do Urbanismo e novo sócio da Serra Lopes, Cortes Martins (SLCM).