Venda de crédito malparado em Portugal

Venda de crédito malparado a cair em Portugal: recua 18% em 2023

O mercado de venda de crédito malparado (ou NPL, sigla para a expressão inglesa Non-Performing Loans) deve atingir este ano em Portugal os 1.400 milhões de euros, um valor que representa uma diminuição de 18% face a 2022, segundo o estudo da Prime Yield ”Investing in NPL in Iberia 2023”. O país continua, de resto, a fazer progressos na diminuição do crédito que está em incumprimento no sistema financeiro nacional, apesar do ritmo de redução deste tipo de empréstimos estar mais lento. 
Endividamento das famílias está a recuar em Portugal

Endividamento das famílias recua há cinco meses seguidos

Em fevereiro de 2023, o endividamento das famílias recuou pelo quinto mês consecutivo – está a diminuir, em termos mensais, desde outubro –, tendo decrescido 0,2 mil milhões de euros face a janeiro para um total de 151.875.8 mil milhões de euros (152.071.05 mil milhões de euros no primeiro mês do ano), segundo dados divulgados recentemente pelo Banco de Portugal (BdP).
Dívida das famílias portuguesas sempre a subir

Dívida das famílias aumenta 3,6% - é a maior subida anual desde 2008

As famílias portuguesas estão a endividar-se mais, devido ao aumento galopante da taxa de inflação, que está a ter impacto direto no poder de compra das pessoas. Os dados mais recentes Banco de Portugal (BdP) mostram isso mesmo: a dívida das famílias teve uma subida homóloga de 3,6% em dezembro do ano passado, sendo este o maior crescimento anual desde 2008.
Consolidação de créditos em tempos de crise

Consolidação de créditos: o que é e que vantagens pode ter

Consolidação de créditos. Esta pode ser uma das opções a ter em conta para muitas pessoas nos próximos tempos, marcados por aumentos das prestações dos empréstimos a pagar ao banco, nomeadamente do crédito habitação, na sequência da subida das taxas Euribor, que estão a crescer à boleia da decisão do BCE de subir as taxas de juro diretoras. No artigo da Deco Alerta desta semana, explicamos tudo sobre este tema. Fica a saber tudo sobre a consolidação de créditos. 
Novo Banco põe à venda carteira de crédito malparado de 640 milhões

Novo Banco põe à venda carteira de crédito malparado de 640 milhões

O Novo Banco pôs à venda uma nova carteira de crédito malparado de grandes devedores. O projeto Harvey, como foi designado, engloba empréstimos em situação de incumprimento com o valor bruto de 640 milhões de euros, sendo que estão em causa dívidas de 20 ‘single names’: oito créditos de empresas e 12 créditos ligados ao setor imobiliário.
Dívidas ao banco em tempos de pandemia: o que fazer e por onde começar?

Dívidas ao banco em tempos de pandemia: o que fazer e por onde começar?

A pandemia da Covid-19 está a contribuir para o aumento da pobreza e a deixar muitas pessoas desempregadas ou, por exemplo, em processos de lay-off. O resultado é um aumento dos incumprimentos, ou seja, as dívidas ao banco tendem a aumentar, isto apesar da implementação de algumas medidas, como as moratórias bancárias. No artigo de hoje da Deco Alerta ajudamos-te a perceber o que podes fazer – e por onde começar – para conseguires cumprir com as tuas obrigações.