A ASMIP - Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal vai comemorar o Dia do Mediador com um seminário para profissionais que se realiza na próxima sexta-feira, dia 29 de junho de 2018, no Auditório do Alto dos Moinhos, em Lisboa, a partir das 14 horas. O evento pretende alertar e sensibilizar todos os profissionais da mediação imobiliária para o cumprimento e dever de transparência fiscal e de combate ao branqueamento de capitais.
Francisco Bacelar, presidente da ASMIP, considera que “é tempo de criar referências para os profissionais da atividade, e para o público em geral, que possam consciencializar para a importância da atividade de mediação imobiliária no seio da economia portuguesa. Após 57 anos sobre a primeira legislação, era uma lacuna que se mantinha e que a ASMIP vai romper, patrocinando que, a partir de agora, em junho, se celebre um dia que seja referência da mediação imobiliária em Portugal”.
A celebração do Dia do Mediador é alusiva ao início da atividade de mediador imobiliário, criada pelo Decreto-Lei nº 43 767, de 30 de junho de 1961, que regulamentou, no artigo 1º, “a atividade comercial de mediador na compra e venda de bens imobiliários”.
Transparência fiscal e branqueamento de capitais em debate
O seminário será constituído por cinco painéis onde se pretende alertar e sensibilizar todos os profissionais da mediação imobiliária para o cumprimento e dever de transparência fiscal e de combate ao branqueamento de capitais, visando também a formação, a valorização e o reconhecimento social da figura legal do mediador imobiliário e deste importante setor da economia nacional.
O primeiro painel: “Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito” está a cargo de Luís Brites Santos, diretor do Negócio Imobiliário do Banco CTT.
O tema “Portais no mercado imobiliário” será conduzido por Miguel Mendes, sénior manager do Imovirtual.
Pedro Coimbra, diretor do departamento de inspeção do IMPIC, vai debater o tema “Combate ao branqueamento de capitais: perspetivas atual e futura”.
A “Tecnologia ao serviço da Mediação Imobiliária” fica a cargo de Filipe Marques, diretor executivo e fundador da M&A Digital.
Enquanto o painel “Redes Sociais: Story Telling no Imobiliário” conta com Martim Neto Mariano, diretor de negócio da ClickSummit.
A ASMIP nasceu em 2014, "perante insatisfação com a representação existente e o acentuado declínio da atividade associativa em prol da mesma", diz em comunicado, dando nota de que nestes quatro anos já ultrapassou o número de 600 associadas que nela procuram apoio para a sua atividade empresarial, a custos reduzidos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta