Artista plástica Joana Vasconcelos inaugura nova sala de exposições da capital com “Lar Doce Lar”.
Comentários: 0
Edifício dos Leões – sede do banco Santander – abre como novo espaço cultural em Lisboa
Paulo Alexandre Coelho

O banco Santander transformou o seu emblemático edifício sede de origem pombalina – localizado no nº 88 da Rua do Ouro, em Lisboa – num espaço cultural que acolherá obras de arte muito relevantes do seu espólio, bem como exposições temporárias. O Edifício dos Leões já abriu ao público, tendo sido inaugurado com a exposição “Lar Doce Lar”, da artista plástica Joana Vasconcelos. 

“A história do banco também fica bem patente à medida que a visita se desenrola”, revela em comunicado o Santander, revelando que “durante os próximos meses”, a exposição de Joana Vasconcelos “atravessa os três pisos do edifício como se de uma casa se tratasse”. “São 16 peças, como o sapato Cinderela (2007), o sofá Brise (2001), o chuveiro Mãe d’ Água (2019), o Piano Dentelle #3 (2016), e o candeeiro Carmen (2001), que estarão expostas”, lê-se no documento.

Do espólio Santander estarão expostos quadros de alguns dos nomes mais importantes da história da pintura portuguesa e que marcaram o início do século XX. Um total de 70 obras de arte estará em exibição, destacando-se quadros de José Malhoa, Vieira da Silva, Silva Porto, Souza Pinto, Almada Negreiros, Arpad Szenes, Menez e Júlio Pomar, entre outros.

Durante a visita ao edifício pode encontrar-se, em vários espaços diferentes, a história do banco ao longo dos anos. Os vários gabinetes existentes terão em exposição móveis de época restaurados, pertences pessoais e exibição de utensílios relacionados com a banca.

Foi também recriado um balcão do banco com toda a envolvente da atividade bancária, sendo possível ouvir alguns diálogos da época no contato com o responsável da agência, explica o banco.

Edifício dos Leões – sede do banco Santander – abre como novo espaço cultural em Lisboa
Paulo Alexandre Coelho

“A transformação do edifício do Santander num espaço cultural é mais um contributo para a revitalização da Baixa lisboeta e constitui a devolução à cidade de um imóvel emblemático e carregado de história, onde cabem também valores importantes para nós, como a solidez – que nos acompanha desde sempre – e a confiança – que sentimos diariamente na relação que temos com todos os nossos stakeholders”, diz Pedro Castro e Almeida, presidente executivo do Santander em Portugal.

As visitas ao Edifício dos Leões podem ser feitas aos sábados e domingos das 12h às 20h e de terça-feira a sexta-feira das 12h às 19h. O bilhete custa oito euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta