José Carlos Sítima, antigo vice-presidente primeiro do Santanter Totta, vai suceder a António Vieira Monteiro, na liderança do banco espanhol em Portugal, soube o idealista/news junto de fontes próximas à instituição financeira. Vieira Monteiro morreu, aos 73 anos, infetado com o novo coronavírus. Era presidente do conselho de administração do banco de origem espanhola em Portugal desde 2019 e foi CEO entre 2012 e 2018.
Esta será a segunda morte oficialmente reconhecida com Covid-19 no país, segundo a notícia avançada pelo Expresso. Vieira Monteiro terá contraído a doença em Itália, onde esteve antes da recomendação oficial do governo português de não se viajar para aquele território, emitida a 9 de março de 2020, e esteve depois, em quarentena, no regresso a Portugal.
Filha de António Vieira infetada com coronavírus
“No início desta manhã perdemos um grande líder, profissional e um querido amigo, António Vieira. O António era apaixonado pela vida e pelo seu trabalho”, escreveu Ana Botín, presidente do Banco Santander, numa declaração de condolências publicada no Linkedin da responsável.
Ana Botín veio confirmar que um dos filhos de António Vieira está infetado com o novo coronavírus. “Hoje de manhã, quando conversei com Pedro Castro e Almeida, o nosso CEO em Portugal, e depois com a Rita, filha de António, senti pessoalmente a verdadeira dimensão desta crise. A Rita não poderá comparecer ao funeral, uma vez que também ela tem Covid-19”, escreve, acrescentando que também ela e os colegas, apesar de saudáveis, não conseguirão estar presentes.
“Quero dizer a toda a família Santander, a todas as comunidades, CEOs e governos, que trabalhem juntos para salvar vidas e salvar os empregos que podem ajudar a salvar vidas. Vamos cada um de nós contribuir com aquilo em que somos bons, esquecer ideologias e partidos políticos. Somos uma família global. Trabalhando juntos, podemos resolver isto mais rapidamente e recuperar mais rapidamente”, destacou ainda a responsável.
Para poder comentar deves entrar na tua conta