"Ministérios com responsabilidade direta na execução do PRR serão os primeiros a concentrar-se na sede da CGD", revela o Governo.
Comentários: 0
Sede da CGD e Lisboa terá
wikimedia_commons

O novo Governo de António Costa – já são conhecidos os 17 ministros e ministras que compõem o Executivo – vai mudar-se para a sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa, sendo que os primeiros inquilinos do banco público no carismático edifício localizado no Campo Pequeno serão os ministérios com responsabilidade direta na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“O primeiro-ministro informa que decidiu avançar (…) com a concentração de ministérios num só espaço físico. Os ministérios com responsabilidade direta na execução do Plano de Recuperação e Resiliência serão os primeiros a concentrar-se (até ao final do ano 2022) na atual sede da CGD – sob coordenação da Presidência do Conselho de Ministros. Esta alteração de modelo funcional permitirá a redução de dezenas de cargos e serviços intermédios”, refere, em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro.   

Segundo escreve o ECO, o Ministério da Coesão Territorial é um dos que vai mudar-se para o edifício da CGD, sendo que a ideia de concentrar os ministérios nesse mesmo imóvel já era conhecida. Uma ideia que António Costa já tinha defendido anteriormente, salientando que permitiria “muitas sinergias” e facilitaria “o trabalho em equipa”. 

Paulo Macedo, presidente da CGD, revelou, em fevereiro, que o banco realizou obras no edifício nos últimos anos antes de avançar com o arrendamento dos espaços, que estavam a atrair vários interessados.

Em aberto está a possibilidade de o Estado poder vir a comprar a sede à CGD, tendo o edifício sido vendido pelo banco ao fundo de pensões, em 2010, por 250 milhões de euros.

Em cima da mesa está também a hipótese de haver uma permuta de imóveis públicos que ficarem desocupados ou o Estado vir a ser coproprietário do imóvel, escreve a publicação, lembrando que a sede da Caixa foi inaugurada em 1993.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta