Pela primeira vez na história, um Governo terá mais mulheres que homens. A equipa socialista vai governar em maioria absoluta.
Comentários: 0
Novo Governo socialista
António Costa, primeiro-ministro GTRES

Já são conhecidos os ministros do próximo Governo de António Costa. O primeiro-ministro entregou esta quarta-feira, dia 23 de março de 2022, ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a lista com o elenco do próximo XXIII Governo Constitucional. Ao todo serão 17 ministros, nove deles mulheres, 38 secretários de Estado, e menos 20% de governantes face ao Executivo anterior. A nova equipa socialista vai governar em maioria absoluta.

António Costa decidiu concentrar alguns ministérios num só espaço físico. Assim, os ministérios com responsabilidade direta na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) serão os primeiros a concentrar-se (até ao final do ano 2022) na atual sede da Caixa Geral de Depósitos (GCD) - sob coordenação da Presidência do Conselho de Ministros. Esta alteração de modelo funcional, diz o Governo, “permitirá a redução de dezenas de cargos e serviços intermédios”.

O primeiro-ministro decidiu ainda colocar na sua direta dependência os secretários de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa e dos Assuntos Europeus.

Governo paritário e com “forte núcleo político”

Pela primeira vez na história de Portugal, o novo Governo terá mais ministras que ministros. Em 18 governantes (incluindo António Costa), há nove mulheres:

  • Mariana Vieira da Silva,
  • Ana Catarina Mendes,
  • Ana Mendes Godinho,
  • Helena Carreiras,
  • Catarina Sarmento e Castro,
  • Elvira Fortunato,
  • Marta Temido,
  • Ana Abrunhosa,
  • Maria do Céu Antunes.

O primeiro-ministro considera ainda que o novo Governo tem um “forte núcleo político” e é composto por pessoas “com experiências diversas na sociedade portuguesa”, nomeadamente na academia e no mundo empresarial. À entrada de uma reunião com o grupo parlamentar do PS, na Assembleia da República, António Costa disse que as personalidades que escolheu para integrarem o XXIII Governo Constitucional “permitem formar um Governo de combate, um Governo mais conciso, que tem forte núcleo político”.

Este será também o Governo mais pequeno de sempre de António Costa e um dos de menor dimensão do período democrático, havendo uma redução do número de membros do Executivo, de ministérios e de secretarias de Estado. Ao todo são 17 ministros, além do próprio primeiro-ministro, e 38 secretários de Estado, num total de 56 governantes – menos 20% em relação ao Governo anterior, que contava com 19 ministros e 50 secretários de Estado.

Quem se mantém (e quem está de saída)

Do anterior Governo mantêm-se seis ministros:

  • Mariana Vieira da Silva,
  • Marta Temido, Ana Mendes Godinho,
  • Ana Abrunhosa, Maria do Céu Antunes,
  • João Gomes Cravinho e Pedro Nuno Santos.
  • Os secretários de Estado Duarte Cordeiro e João Costa também passam a ministros.

E quem está de saída? Saem 10 caras do atual Governo:

  • Manuel Heitor (Ensino Superior),
  • Alexandra Leitão (Modernização do Estado),
  • João Leão (Finanças), Ricardo Serrão Santos (Mar),
  • João Pedro Matos Fernandes (Ambiente),
  • Francisca Van Dunem (Administração e Justiça),
  • Pedro Siza Vieira (Economia),
  • Tiago Brandão Rodrigues (Educação),
  • Graça Fonseca (Cultura),
  • Augusto Santos Silva (Negócios Estrangeiros).
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta