Existe há sete anos e tem vindo a crescer, nomeadamente em tempos de pandemia. Está presente em Lisboa, Sintra, Porto e Setúbal.
Comentários: 0
Compra e venda de casas em Portugal
Escritório da mediadora imobiliária em Lisboa, na Avenida Duque de Loulé. Homebook

“Criar uma empresa onde nós gostássemos de trabalhar como consultores imobiliários”. Era este o sonho de João Ribeiro, de Tiago Vaz de Almeida e dos restantes membros fundadores da Homebook, consultores imobiliários que deixaram outras marcas para criar um “sítio” onde podiam trabalhar felizes. E, desde então, passaram sete anos e há uma história de sucesso para contar. Qual é, afinal, o segredo da Homebook, uma equipa que se tem multiplicado… mesmo em tempos de pandemiaTiago Vaz de Almeida, um dos criadores da empresa, conta tudo.

A Homebook já existe há sete anos e tem crescido bastante, nomeadamente nos dois anos atípicos de pandemia. Como é que isto aconteceu?

Nascemos há sete anos, de facto, mas na verdade a Homebook como ela é hoje tem cerca de quatro anos. A razão do crescimento tem a ver com o nosso modelo de gestão das pessoas, que vai desde a forma como selecionamos talento, passando pelo plano de formações obrigatório ou pela partilha diária de conhecimento e acompanhamento que damos. E, por isso, acho que os resultados foram anormalmente bons para uma empresa da nossa dimensão. Crescemos e não vamos parar de crescer mesmo com os novos desafios que possam surgir. Foi um teste de stress à liderança, à equipa e ao modelo de negócio, e temos de dizer que saímos melhor do que entrámos nestes tempos anormais a todos os níveis.

O que é que a Homebook tem de diferente?

A resposta normal é dizer que são as pessoas, como em qualquer empresa. Objetivamente, todas as pessoas que fizeram parte da criação e desenvolvimento da Homebook estavam a vender casas durante esse processo. E isso tem relevância. Outra coisa tem a ver com a ambição que essas pessoas tinham de “criar uma empresa onde gostássemos de trabalhar como consultores”. O nosso modelo é parecido com o que há no mercado, mas temos algumas características únicas. Somos, por exemplo, a única empresa que paga aos consultores bónus financeiros com base na qualidade de serviço.

A razão do crescimento tem a ver com o nosso modelo de gestão das pessoas, que vai desde a forma como selecionamos talento, passando pelo plano de formações obrigatório ou pela partilha diária de conhecimento e acompanhamento que damos.

Quando nos comparamos com as maiores estruturas do mercado, as nossas agências têm tudo o que uma grande agência tem. E tudo desenvolvido por nós. Da tecnologia ao marketing, passando pelo suporte jurídico, temos tudo para que um consultor possa desenvolver o negócio. E temos uma cultura de zero ‘fees’ obrigatórios. Ainda por cima, pagamos comissões mais altas ao consultor do que a esmagadora maioria das mediadoras. O sucesso do nosso modelo de negócio depende da produtividade dos consultores e não de ‘fees’ ou de formações pagas. Estas duas características diferenciam-nos. 

 

Mediação imobiliária em Portugal
Escritório da Homebook em Sintra Homebook

Qualquer pessoa pode integrar a equipa? O que é preciso para ser um Homebooker?

Qualquer pessoa que esteja a equacionar iniciar atividade nesta área ou mudar de agência tem de conhecer-nos. Na realidade, fazemos o mesmo que as outras marcas, mas temos estas duas ou três características que ninguém tem. 

Somos uma empresa organizada e cuidadosa com a imagem institucional diferenciadora. Somos exigentes com o nível de profissionalismo de todos, ao mesmo tempo que temos um alto nível de informalidade no trato entre colegas e com os clientes. Nem todas as pessoas convivem bem com isso.

O sucesso do nosso modelo de negócio depende da produtividade dos consultores e não de ‘fees’ ou de formações pagas. 

E, depois, a pessoas tem de se identificar com as características do nosso ecossistema. Na Homebook, um consultor é dono do seu negócio e tem um grau de autonomia e decisão muito alta, mas tem de promover um imóvel com fotografias profissionais, tem de ser avaliado pelos clientes e tem de fazer o plano de formações gratuitas. Quem considerar que este tipo de exigência não faz sentido, não vai ser feliz aqui. Mas, sublinho, todos devem vir conhecer-nos e entender porque pode ser este o espaço certo para construir e desenvolver o seu negócio. E tenho de fazer uma provocação: metade dos consultores da Homebook vieram de mediadoras como a Remax, Century21, KW, etc. e faturam mais na Homebook. Porque será?

Qual é o peso da tecnologia no dia a dia de um consultor? Como vê esta evolução?

A tecnologia veio mudar a forma como me relaciono com os clientes. Um consultor perde oportunidades e credibilidade se não tiver presença digital e se não se adequar à forma que cada uma das plataformas de comunicação tem. Acredito que vai continuar a mudar, mas na nossa atividade muda também a forma como se ajuda o consultor e as equipas de consultores. 

Os vídeos, por exemplo, mostram uma equipa que criou laços pessoais e hoje temos de compreender como é que criamos e mantemos esses laços, como é que fazemos acompanhamento e coaching, como criamos um bom ambiente de trabalho em videoconferência. Temos hoje um modelo híbrido de reuniões e formações que nos parece até mais eficaz. Brevemente vamos lançar a Academia Digital, para ter disponível as mais de 20 formações da Homebook. 

A tecnologia é também uma oportunidade para estar perto dos consultores que fisicamente estão mais longe, não só no acompanhamento, mas em todas as ferramentas de suporte ao negócio que temos desenvolvido no nosso sistema, o Housedna. 

 

Comprar casa em Portugal
Celebração do sexto aniversário da Homebook Homebook

O que esperar da Homebook no futuro?

A Homebook vai continuar o seu caminho. Tínhamos decidido há sete anos testar um modelo diferente para uma rede de consultores, e testámos coisas como cobrar comissões com base na qualidade do serviço. Três anos depois começámos a testar uma estrutura de formação orientada para o desempenho e um modelo de direção comercial. Hoje está construído e testado com sucesso. Com a pandemia pelo meio, temos crescido em número de consultores e agências. Estamos em Sintra, Porto e Setúbal, além de Lisboa. 

Um consultor perde oportunidades e credibilidade se não tiver presença digital e se não se adequar à forma que cada uma das plataformas de comunicação tem.

Agora está na altura de toda a gente saber quem é a Homebook e o que fazemos. Estamos a crescer de forma consolidada e vamos continuar a fazê-lo. A Homebook estará sem dúvida ao lado das maiores do país. Mesmo com os desafios que surgem no horizonte, o caminho é esse. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta