Portugal continua na rota do investimento estrangeiro. Agora foi a vez do Grupo Kiloutou decidir entrar no mercado nacional, tendo para isso assinado um acordo de aquisição, por valor desconhecido, do Grupo Vendap - empresa líder no aluguer de equipamentos em Portugal - a vários fundos de investimento e investidores locais, com a equipa de gestão sénior que planeia reinvestir. Sujeita a aprovações legais consuetudinárias, a operação deverá ser fechada antes do final de setembro, financiada com os recursos existentes.
Após a aquisição da GSV na Dinamarca em março de 2022, esta operação em Portugal permite à Kiloutou dar "um novo passo" no seu desenvolvimento internacional, ao entrar num novo mercado europeu, onde também está presente na Polónia, Espanha, Itália e Alemanha.
Em comunicado a Kiloutou explica que esta operação vai levar à "aceleração da atividade através do crescimento interno, abertura de novos armazéns, oferta ampliada de frota e aquisições seletivas". A atual equipa de gestão "apoia plenamente a transação e conservará as suas funções" na nova organização, enquanto Francisco Ferreira do Amaral, atual CEO do Grupo Vendap, reportará diretamente ao membro executivo responsável pela parte Internacional, no comité executivo do Grupo Kiloutou.
Quem são estes dois gigantes do negócio de aluguer de equipamentos que agora se juntaram?
Com 40 anos de experiência, o Grupo Vendap é o líder no setor de aluguer de equipamentos em Portugal com uma quota de mercado de 18%. A vasta oferta de equipamentos para aluguer inclui sanitários portáteis, geradores elétricos, plataformas de trabalho e módulos e contentores. Um total de 340 empregados opera uma rede nacional de 8 filiais em todo o país, servindo pequenos e grandes clientes nacionais nos setores da engenharia, da construção civil e do setor público.
Ferreira do Amaral, citado na mesma nota de imprensa, afirma que o Grupo Vendap partilha com a Kiloutou "as mesmas competências especializadas e a ambição de melhorar continuamente os serviços que prestamos aos nossos clientes. Esta aquisição irá reforçar a nossa capacidade de desenvolvimento no mercado português. Com a nossa equipa de gestão, estou orgulhoso e satisfeito com este novo passo em frente", destaca.
Propriedade de HLD e Dentressangle desde 2018, a Kiloutou alcançou um rápido desenvolvimento nos últimos anos, estando a apostar na expansão internacional. Terceira maior empresa de aluguer de equipamentos da Europa e um dos principais atores do setor em França, em poucos meses, a Kiloutou entrou em dois novos mercados europeus, o que contribui para a diversificação acelerada da sua base de clientes e linhas de negócios – com 33% das suas receitas geradas fora de França, que deverá permitir ao Grupo Kiloutou granjear receitas superiores a mil milhões de euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta