Com mais de 600 projetos de arquitetura, a AYH Portugal quer agora expandir a atividade para o resto da Europa.
Comentários: 0
Arquitetura em Portugal
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Foi há cerca de uma década que o Architect Your Home (AYH) nasceu em Portugal, mediante a licença obtida na casa-mãe em Londres. De lá para cá, a Architect Your Home Portugal foi crescendo, contando já com uma carteira de 600 projetos de arquitetura desenvolvidos. E, agora, decidiu dar um grande passo: a AYH Portugal avançou com a compra da sua casa-mãe, a Architect Your Home UK, passando a operar tanto em território nacional, como no Reino Unido. Este será o início da sua expansão para o resto da Europa.

“Estou muito orgulhosa com este passo, é sem dúvida um sentimento de realização o facto de termos de uma empresa portuguesa a comprar a casa-mãe inglesa”, comenta Mariana Morgado Pedroso, diretora geral do Architect Your Home Portugal e Reino Unido, confessando que assumir a AYH UK é uma “grande responsabilidade”, uma vez que “tem muitos projetos de arquitetura a decorrer”. De qualquer forma, considera que “será um desafio interessante a adaptação a novos mercados”, diz citada em comunicado enviado às redações.

Até porque a aquisição da casa-mãe no Reino Unido foi apenas um primeiro passo para que a Architect Your Home Portugal se possa expandir ainda mais. “Planeamos avançar para outros países na Europa, trazendo assim a nossa forma de fazer arquitetura a um público maior”, adiantou Mariana Morgado Pedroso, sem, contudo, especificar quais são os países em que pretendem entrar.

O modelo de fazer aquitetura da AYH aterrou em Portugal em 2012, contando já com 600 projetos desenvolvidos e uma faturação de 7 milhões de euros. Só em 2022, a empresa adjudicou 110 projetos novos, tendo hoje em carteira cerca 200 projetos de arquitetura ativos. São sobretudo os estrangeiros que procuram estes serviços de arquitetura, embora também haja portugueses a fazê-lo. E possuem “uma boa quota de projetos na área do investimento” (edifícios para promotores imobiliários) residencial e vários executados também na área dos serviços - escritórios e restaurantes”, explicam no documento.

Já o AYH no Reino Unido conta com uma histórica de duas décadas, tendo desenvolvido mais de 7.000 projetos, pelos seus 16 gabinetes de arquitetura situados em Londres e em Edimburgo. Até ao momento registou uma faturação que supera os 30 milhões de libras esterlinas (cerca de 34,5 milhões de euros à taxa de câmbio atual).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta