Vários anos depois de o negócio de casas de madeira ter sido lançado, a Kozowood poderá ver reforçada a participação da PNI Portugal, que atualmente é sua acionista minoritária. Isto porque esta empresa dedicada à promoção imobiliária (e 'shareholder' da Vanguard Properties) já obteve o parecer positivo da Autoridade da Concorrência (AdC) que lhe permite negociar o aumento do capital nesta empresa que se dedica à construção industrializada de casas de madeira.
Foi há cerca de um mês que a AdC foi notificada sobre a operação de concentração que “consiste na aquisição, pela PNI Portugal (“PNI”), do controlo exclusivo sobre a Kozowood Industries, S.A. (“Kozowood”)”, lê-se no aviso. Note-se que, hoje, a PNI Portugal apenas detém uma participação minoritária desta empresa de casas de madeira, sendo o seu fundador Nuno Vale, o principal acionista, segundo esclareceu o advogado que o representa ao idealista/news.
Esta quinta-feira, dia 9 de janeiro, a AdC divulgou a sua decisão de não se opor a este futuro negócio. “O Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência […] delibera adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração […] uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste”, lê-se na nota publicada pela Concorrência.
Com a luz verde da AdC, a PNI Portugal - que se dedica, sobretudo, à promoção e gestão de bens imobiliários - pode avançar com negociações com Nuno Vale para aumentar o capital da Kozowood, podendo tornar-se acionista maioritária ou até comprar a totalidade do negócio. Se o aumento da participação for menor, a PNI continuará a ser acionista minoritária desta empresa de casas de madeira, embora com peso um pouco superior. Seja qual for o acordo, o negócio terá de voltar a passar no crivo da AdC.
Ao idealista/news, fonte oficial da Vanguard explica que "a PNI, 'shareholder' da Vanguard Properties, já é acionista da Kozowood Industries". "Esta operação enquadra-se numa reestruturação já prevista das participações sociais, sem alterações na estrutura acionista", acrescenta.
Recorde-se que a Kozowood dedica-se à construção industrializada de casas de madeira (modular e pré-fabricada). E tem hoje dois projetos de grande dimensão que vão colocar no mercado centenas de casas de madeira: um na Comporta que vai requerer um investimento de três mil milhões de euros e outro às portas de Lisboa, que poderá ascender a 300 milhões de euros. "Atualmente, a gestão da Kozowood Industries está a cargo de Nuno Vale, CEO da empresa, e José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties", tal como se pode ler no site oficial da empresa.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta