Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Transações imobiliárias

Últimas notícias sobre "Transações imobiliárias" publicadas em idealista.pt/news

Setor imobiliário vai registar em 2020 o terceiro melhor ano de sempre

O diretor-geral da consultora JLL Portugal considera que a pandemia impediu que o setor imobiliário atingisse este ano um novo máximo, mas ainda assim será o terceiro melhor ano de sempre em volume de transações. “Até a pandemia aparecer estimávamos que [2020] iria ser mais uma vez o melhor ano em todos os setores do imobiliário. Que seria mais um ano histórico”, disse Pedro Lancastre, assinalando que, apesar da atual situação, 2020 “ficará como o terceiro melhor ano” a seguir a 2018 e 2019 em termos de volume transacionado.

Notícia sobre:

Imobiliárias com novas regras: obrigadas a comunicar transações ao IMPIC todos os trimestres

As empresas que operam no setor imobiliário têm de, desde o dia 01 de setembro de 2020, responder a novas regras perante o regulador. No âmbito da nova lei de combate ao branqueamento de capitais, todas as transações de compra, venda e arrendamento de imóveis realizadas em Portugal, entre outras, passam a ter de ser comunicadas trimestralmente ao IMPIC -Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção. Até agora, esta obrigação de reporte era semestral. E há mais novidades.

Notícia sobre:

Venda de casas “derrapa” em março devido à Covid-19

A pandemia do novo coronavírus deixou marcas na economia, nomeadamente no setor imobiliário e da construção. Uma das consequências da Covid-19 foi a quebra na venda de casas, conforme confirmam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). “Em março de 2020, foram vendidos cerca de 6 alojamentos por mil alojamentos familiares clássicos em Portugal o que compara com vendas de 6,15 em março do ano anterior e 6,66 em fevereiro de 2020”. 

Notícia sobre:

Associação de Futebol de Lisboa muda-se para o Marquês de Pombal

O edifício nº 19 da Rua Joaquim António Aguiar, localizado junto à praça do Marquês de Pombal, no coração de Lisboa, mudou de mãos, tendo sido vendido pela Assimec – Grupo A Silva e Silva à Associação de Futebol de Lisboa (AFL), que ali instalará a sua nova sede (atualmente está sediada na Rua Nova da Trindade). O valor da transação não foi revelado. 

Notícia sobre:

Crédito à habitação nas transações de imóveis cai para metade entre 2004 e 2018

O peso do crédito à habitação no valor das transações de imóveis em Portugal foi de 40,8% em 2018, metade do peso que tinha em 2004 (86%). Em causa está estudo “Análise e Evolução do Mercado de Crédito à Habitação”, de Hélder Pereira, da Universidade Portucalense.

Notícia sobre:

Abrandamento no mercado imobiliário provoca quebra de receita do IMT

A receita do IMT - Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas, que é pago sobre a venda de imóveis, cresceu 5,7% para 514,1 milhões de euros, no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Conselho das Finanças Públicas (CFP). Este valor corresponde a um significativo decréscimo face a idêntico período do ano passado, quando apresentou um crescimento de 17%, para um total de 487 milhões de euros.

Notícia sobre:

Imobiliário fecha semestre com transações acima de mil milhões impulsionado pela hotelaria

O imobiliário em Portugal continua em alta, mas de momento menos que no ano passado. No primeiro semestre foram transacionados 1.050 mil milhões de euros, registando-se assim uma quebra de 26% comparativamente ao mesmo período de 2018. O setor da hotelaria foi o mais ativo, contribuindo para 38% do volume de investimento total, seguido pelo retalho (30%) e escritórios (23%), segundo a Savills.

Notícia sobre:

Teatro Sá da Bandeira vai ser vendido em hasta pública pela Câmara do Porto

O edifício do Teatro Sá da Bandeira, no Porto, está em vias de chegar ao mercado por 2,19 milhões de euros. A autarquia liderada por Rui Moreira pretende realizar a venda do ativo classificado, através de uma hasta pública.

Notícia sobre: