Focada na produção avícola, a empresa da família Mota Gaspar decidiu diversificar atividade e investir no negócio da construção.
Comentários: 0
Grupo Lusiaves
Imagem retirada do site oficial do Grupo Lusiaves

O grupo Lusiaves, tradicionalmente focado na produção avícola, alargou recentemente a sua presença no setor industrial com a aquisição da Soplacas, uma empresa de betão com mais de 50 anos, sediada em São Domingos de Rana, Cascais. 

A operação visa criar sinergias entre esta empresa e a Sirolis, também do grupo, ampliando a produção e diversificando a gama de produtos, incluindo reservatórios pré-fabricados, pavimentos decorativos e soluções para ETAR e instalações de biogás.

Em declarações ao ECO, a gestão da Lusiaves sublinha que a Soplacas é “uma referência no fornecimento de produtos na área da construção, ambiente e paisagismo, apresentando soluções diferenciadas sobretudo para clientes industriais e para o setor público das águas de abastecimento e tratamento”. lê-se na publicação.

A Sirolis, por sua vez, reforça agora o seu papel na pré-fabricação de soluções em betão para infraestruturas de saneamento, energia e mobilidade, explicam fontes oficiais da empresa.

A operação enquadra-se numa estratégia mais ampla do grupo, que pretende diversificar investimentos e fortalecer setores estratégicos para a economia nacional, apostando em soluções industriais competitivas em termos de opex e capex. A família Mota Gaspar justifica o movimento como uma forma de valorizar o conhecimento técnico acumulado e criar maior resiliência e complementaridade entre as empresas do grupo.

Recentemente, o grupo Lusiaves também reforçou o investimento na norte-americana Mission Barns, que produz alternativas cárneas em laboratório, passando a ser um dos cinco maiores acionistas da startup. Estes movimentos surgem poucos meses após a Lusiaves ter perdido a corrida pela produtora espanhola Uvesa para a empresa ucraniana MHP, evidenciando a diversificação estratégica do grupo liderado por Avelino Mota Gaspar, cujo património está avaliado em mais de 770 milhões de euros.

Com a integração da Soplacas, a Lusiaves pretende consolidar uma presença robusta no setor do betão, aproveitando a experiência industrial de duas empresas complementares e reforçando a sua aposta em soluções sustentáveis e de elevado valor acrescentado para o mercado nacional e internacional.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta