
Paddy Cosgrave está em vias de fazer as malas e mudar-se para viver com a família em Lisboa. A ideia do fundador da Web Summit é viver entre a capital portuguesa e Dublin, algo que deverá concretizar dentro de meses, mantendo assim a promessa feita no final da edição do ano passado da cimeira de tecnologia. Esta semana, o empreendedor esteve em Portugal à procura de novos escritórios, com capacidade para entre 50 e 100 pessoas.
O Hub Criativo do Beato é uma opção, mas o fundador da Web Summit está agora de olhos postos na linha de Cascais. “Ando a ver espaços em Cascais e no Estoril”, revela Paddy Cosgrave, citado pelo Expresso.
Numa primeira fase e antes de encontrar o novo escritório, a solução temporária passa por adquirir espaço adicional no atual escritório no Rato, no centro de Lisboa, onde a organização da Web Summit tem dez pessoas.
A equipa portuguesa, liderada por Ricardo Lima, é responsável “por encontrar as melhores startups do mundo”, aponta o fundador da cimeira tecnológica ao jornal. Em Portugal está também Gintare Karalyte, ex-analista da Apple e responsável pela Night Summit, que se antecipou a Paddy Cosgrave na mudança para a capital portuguesa.
Sobre a sua mudança de residência para Lisboa com a sua mulher Faye Dinsmore e o filho, Cosgrave declara que "talvez para setembro", frisando que o projeto passa por viver entre Lisboa e Dublin, onde ele e a mulher têm a maioria da família.
Conferência "ultra-secreta" com startups
Por outro lado, o irlandês está a aproveitar a visita desta semana a Lisboa para preparar já a próxima edição da Web Summit, que se vai realizar entre 4 e 7 de novembro de 2019. Paddy anda, ainda de acordo com o Expresso, com “o maior construtor e operador de conferências do mundo” a visitar espaços para trazer outros eventos globais para a capital portuguesa.
Uma das novidades, é um evento destinado às 500 startups em fase inicial (early-stage) mais promissoras, das quais cerca de 20 serão portuguesas. Durante dois dias e meio, vão reunir-se “em localizações secretas” em Lisboa antes do início da Web Summit, sendo que “a ideia é juntar grandes pessoas e realizar grandes atividades”.
Além de palestras, este evento pré-Web Summit contará ainda com sessões de networking sectoriais (como, por exemplo, específicas para a área das fintech) e outras atividades pela cidade de Lisboa.
Como vai ser a próxima Web Summit
A edição de 2019 deverá contar com cerca de 70 mil participantes, à semelhança do ano passado. “Nos próximos dois anos, o número de pessoas deverá manter-se igual”, sublinha Paddy Cosgrave, referindo que para que aumente é necessário expandir a FIL, como está previsto. O novo centro de congressos deverá triplicar o espaço nos próximos dez anos, noticiou recentemente o Expresso.
Este ano, a cimeira tecnológica terá um maior foco nas áreas de gaming, do streaming e da moda, incluindo oradores como a diretora de sustentabilidade da H&M, Anna Gedda, o presidente executivo da Hulu, Randy Free, e o presidente executivo da Xbox, Phil Spencer.
Entre os primeiros 200 nomes já assegurados pela organização estão o presidente da Microsoft, Brad Smith, a presidente executiva da Booking.com, Gillian Tans, o presidente executivo do Tinder, Elie Seidman, o cofundador do Quora, Adam D’Angelo, e ainda Nana Akufo, Presidente do Gana.
Para poder comentar deves entrar na tua conta