
O Governo vai mudar-se para a sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa, e ao que tudo indica deverá ocupar a totalidade do imóvel. Segundo a ministra da presidência, Mariana Vieira da Silva, a ideia será concentrar todos os ministérios e os organismos centrais da administração pública no edifício da Avenida João XXI.
“Quando duas equipas ministeriais precisam de fazer uma reunião isso muitas vezes implica atravessar a cidade. Isso deixará de acontecer”, disse a governante em entrevista ao Público e Renascença. A responsável deu como exemplo os encontros do Conselho de Ministros, que passarão a exigir apenas aos ministros que desçam (ou subam) um piso em vez de se deslocarem pela cidade, tal como escreve o jornal.
“Há muitos anos que a procura de uma solução que possa concentrar o Governo num mesmo espaço - e os serviços da administração pública que têm funções significativas de apoio à tomada de decisão política - é tida. Foi sempre difícil encontrar um edifício que tornasse essa mudança possível. Neste momento, este edifício existe”, explicou Mariana Vieira da Silva.
De acordo com a governante, a mudança deverá começar no final do ano. No entanto, avisa que o calendário será demorado “porque exige que as pessoas que atualmente trabalham no edifício tenham outro edifício para trabalhar”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta