Desemprego em Portugal

Taxa de desemprego mantém-se em 6,6% em novembro

Em novembro de 2023, a taxa de desemprego manteve-se, pelo terceiro mês consecutivo, em 6,6%, tendo aumentado em relação a três meses antes (6,3% em agosto) e ao período homólogo (6,5% em novembro de 2022). Em causa estão dados provisórios divulgados esta segunda-feira (8 de janeiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Despesas com teletrabalho

Despesas com teletrabalho até 22€ isentas de impostos e contribuições

O valor até ao qual as despesas com teletrabalho vão ficar isentas de impostos e contribuições será de 22 euros por mês, com possibilidade de majoração em 50%, anunciou esta terça-feira (19 de setembro de 2023) a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Ana Mendes Godinho falava no final de um almoço-debate organizado pelo International Club of Portugal, subordinado ao tema "Agenda do Trabalho Digno", realizado num hotel em Lisboa.
Profissões que melhor pagam no início de carreira

Vais começar a trabalhar? Estas são as profissões que melhor pagam…

Quais são as profissões que pagam melhor a quem entra no mercado de trabalho após terminar a formação superior? O ranking é liderado pelos especialistas em cibersegurança, em regra com formação na área das engenharias e tecnologias de informação, onde a remuneração média bruta anual pode rondar os 60 mil euros (cerca de 4.286 euros brutos mensais) para um patamar de até cinco anos de experiência.
team building

Em excesso ou fora de horas: o lado “negro” do team building

O team building é uma ferramenta utilizada por muitas empresas para fortalecer o espírito de equipa, a comunicação e o sentido de pertença, com recurso a diferentes tipos de atividades. É uma estratégia benéfica e positiva, mas também pode transformar-se numa armadilha para os funcionários, se for feita em excesso ou fora do horário de trabalho. Isto porque os trabalhadores não vão sentir-se confortáveis em rejeitar a proposta, acabando por sentir-se “reféns” da própria empresa.
Os 10 espaços de coworking mais bonitos do mundo e um deles fica em Portugal

Os 10 espaços de coworking mais bonitos do mundo: um é português

Há cada vez mais pessoas dedicadas ao coworking um pouco por todo o mundo, pelo menos cinco milhões de pessoas, um crescimento de mais 158% entre 2020 e 2024. Existem 40.000 espaços disponíveis para os trabalhadores: esses são os números que surgem do Estudo Global de Crescimento do Coworking 2020.
Salários variam muito entre Lisboa e Porto

Salários em Lisboa são superiores aos do Porto: descobre as diferenças

Os salários pagos pelas empresas aos trabalhadores variam muito consoante a localização da empresa. E o fosso existente entre as duas maiores cidades portuguesas é grande, com os trabalhadores de Lisboa a ganharem bem mais que os do Porto nas carreiras até cinco anos, entre seis a dez anos e com mais de dez anos. Era assim em 2019, antes da pandemia, e o cenário mantém-se agora, em 2023, tendo a diferença até aumentado em alguns casos. 
Em que países europeus há mais trabalhadores independentes

Em que países europeus há mais trabalhadores por conta própria?

Em quase todos os países da União Europeia (UE) a maioria das pessoas trabalha por conta de outrem, ou seja, para outras pessoas ou para uma empresa. A maioria das pessoas prefere a estabilidade de um emprego nestas condições ou simplesmente não tem a oportunidade de abrir seu próprio negócio. Fazer isso requer, entre outras coisas, coragem, talento e muitas vezes algum dinheiro que possa servir como investimento.