Nova Iorque é considerada a capital financeira do mundo. Foi a primeira megalópole a construir os arranha-céus mais altos do planeta. Já não é a recordista, mas ao longo do século XX e até à década de 1970, os seus edifícios subiram como os "telhados do mundo".
No entanto, o seu 'status' de "cidade dos arranha-céus" ou a "cidade das oportunidades" permite que o respeito por esta grande urbe seja mantido. Até hoje, a cidade continua a construir arranha-céus entre as suas avenidas, uma das últimas a ser inaugurada foi o 'Two Manhattan West'.
Duas torres para um novo espaço urbano
Localizada em Midtown Manhattan, a oeste da Penn Station, a torre de escritórios 'Two Manhattan West' foi inaugurada recentemente, completando o complexo Manhattan West, após 20 anos em operação - tem duas torres com área total de 650.321 m2. O projeto foi realizado pelo escritório internacional de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill (SOM).
O edifício One Manhattan West foi concluído em 2019 e atinge 303 metros de altura. Por outro lado, o Two Manhattan West tem 285 metros de altura, estando a apenas 15 metros de ser considerado arranha-céus, e abrigará a sede local do BBVA, conforme anunciado pelo banco no final de 2023. Juntas, "as duas torres anunciam a identidade cívica do empreendimento", diz o escritório de arquitetura.
Na verdade, ambas as torres, localizadas ao longo da Nona Avenida, estão localizadas em frente a outras quatro torres que compõem o empreendimento, como uma porta de entrada tanto no horizonte quanto no nível do solo.
Torres inclinadas
As duas torres são ligeiramente curvas. A One Manhattan West está inclinada para receber pedestres da Penn Station nas proximidades, e a Two Manhattan West está inclinada para Midtown, onde recebe o tráfego vindo da parte alta da cidade. Essa inclinação, somada ao facto de as torres serem construídas sobre linhas férreas ativas, fez com que fosse necessário o uso de um núcleo central sustentado por "megacolunas".
O conjunto Manhattan West
As outras torres que compõem o complexo Manhattan West têm função residencial e hoteleira, com 23 e 62 andares, respetivamente. Além disso, dois antigos edifícios industriais existentes foram reformados e transformados nos edifícios de escritórios Four Manhattan West e Five Manhattan West.
A conclusão do complexo marca outro marco para a cidade no esforço para transformar o Far West Side de Manhattan, que está em contínua evolução. Esta nova mudança "dá vida a um novo destino que também estabelece uma ligação vital entre o distrito empresarial de Midtown, o complexo Penn Station e Hudson Yards".
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta