
Um dos modernos edifícios de escritórios do Parque das Nações mudou de mãos. Trata-se do K-Tower Lisbon Business Centre, que foi vendido pela Krest Real Estate Investments por um valor não revelado. O novo proprietário é um fundo imobiliário alemão gerido pela Real I.S. AG, que marca a sua entrada em Portugal com esta transação.
Situada na Avenida Aquilino Ribeiro Machado do Parque das Nações, a K-Tower é uma torre de escritórios com 14 andares que possui uma área total de 15.000 metros quadrados (m2) e ainda 157 lugares de estacionamento (50% dos quais para carros elétricos). Desenhado pelos arquitetos Saraiva + Associados e Metrourbe, o edifício concluído no final de 2023 conta com luz natural e deverá receber em breve o certificado BRREAM, indicam em comunicado enviado às redações.
Hoje, o imóvel está totalmente arrendado por empresas, como a Critical TechWorks (‘joint venture’ entre a BMW Group e a Critical Software), que ocupa 80% da torre, e a Spaces (especialista em escritórios flexíveis), que ocupa os outros 20%. Estas empresas assinaram contratos de arrendamento de longo prazo, o que significa que os novos proprietários vão ter estabilidade no retorno do seu investimento.
A K-Tower foi, assim, o imóvel escolhido pelos alemães da Real I.S. para aterrar no mercado imobiliário português. E Barbara Geidner-Buchelt diretora de gestão de investimentos internacionais da empresa explica porquê: “Esta aquisição é o nosso primeiro investimento no mercado português, que temos vindo a acompanhar de muito perto desde há vários anos. Ficámos impressionados tanto com a excelente eficiência energética do edifício como com a sua localização. Lisboa é a capital de Portugal e a mais importante localização para escritórios”, conclui.
Este edifício de escritórios passou, em concreto, para o portfólio do fundo aberto de investimento imobiliário de retalho REALISINVEST EUROPA gerido pela Real I.S. E, portanto, vai passar a fazer parte de um conjunto de imóveis com certificados ambientais. "De acordo com o Conselho Alemão para a Construção Sustentável, o REALISINVEST EUROPA é atualmente a única oferta pan-europeia deste tipo em conformidade com a taxonomia”, explica Jochen Schenk, diretor executivo da Real I.S. AG citado no documento.

Venda da K-Tower anima mercado de escritórios no arranque de 2024
A venda deste edifício de escritórios no Parque das Nações ocorre num momento em que este segmento do imobiliário comercial teve uma queda de investimento. Por isso mesmo, Claude Kandiyoti, chief servant officer da KREST, sublinha que “esta transação reforça o posicionamento de Portugal junto de investidores globais”, num contexto das tendências anticíclicas prevalecentes nos mercados globais de escritório.
“O negócio vem dar um importante sinal de confiança ao setor, no rescaldo de um 2023 menos dinâmico no que respeita ao investimento imobiliário, e em especial no segmento de escritórios", João Sacadura, Head of Office Investments da JLL, que assessorou o vendedor. E salienta ainda que esta transação "confirma a melhoria de sentimento que se tem verificado no início do ano e que abre boas perspetivas para o desempenho do mercado em 2024”.
Nesta transação imobiliária, a Real I.S. obteve aconselhamento jurídico e fiscal por parte da Linklaters e apoio em questões técnicas por parte da Gleeds Portugal, Cundall Spain e da FUNDEC. A Deloitte apoiou a Real I.S. durante a due diligence financeira. A RPE Portugal prestou assessoria nos aspetos comerciais da transação. E a Status Capital atuará como AIFM service provider. No lado do vendedor, o negócio foi assessorado pela JLL e pela RRP Advogados.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta