
A gigante chinesa Aosheng, uma das maiores fabricantes mundiais de componentes para turbinas eólicas, vai instalar a sua primeira unidade de produção fora da China em Portugal, mais concretamente no Panattoni Park, em Valongo.
A operação, que representa um marco na estratégia de internacionalização da empresa asiática, foi intermediada pela consultora imobiliária Savills, em representação da Panattoni Iberia, promotora do parque logístico onde a fábrica ficará instalada.
O novo espaço industrial ocupará cerca de 12.000 metros quadrados (m2) e será dedicado à produção de componentes em fibra de carbono para pás de turbinas eólicas, reforçando a presença de empresas ligadas às energias renováveis no norte do país.
"É a primeira vez que a Aosheng estabelece uma presença fora da China. Acreditamos que esta unidade nos permitirá reduzir os prazos de entrega para os nossos clientes europeus e reforçar a nossa competitividade no mercado da energia eólica", refere Johnny Xu, CEO da Aosheng.
O Panattoni Park Valongo, localizado junto à A41 e a escassos quilómetros da A4, a cerca de 25 minutos do Porto, é uma infraestrutura logística de nova geração, certificada com o selo ambiental BREEAM “Very Good”. O parque pode acolher até 75.000 m2 de armazéns e encontra-se atualmente com metade da sua capacidade ocupada.
Segundo Isabel Rocha, responsável da Savills, esta instalação é mais um sinal da atratividade da região Norte para investidores internacionais."É com enorme satisfação que constatamos que esta zona do país continua a captar grandes empresas, que procuram soluções logísticas modernas e sustentáveis", diz a responsável.
Já Gustavo Cardozo, diretor-geral da Panattoni Iberia, sublinha que a chegada da Aosheng é reflexo de um projeto concebido para responder às necessidades industriais do futuro:"Estamos convencidos de que esta será uma base estratégica para o crescimento da Aosheng em Portugal."
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta