Eusébio da Silva Ferreira morreu na madrugada deste domingo, aos 71 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória. O antigo jogador do Benfica e da Seleção Nacional é considerado um dos melhores futebolistas da história, tendo sido determinante, por exemplo, no Mundial de 1966, em Inglaterra, onde ajudou Portugal a conquistar o terceiro lugar.
Nos últimos anos, o “Pantera Negra”, como era conhecido, já tinha dado sinais de saúde debilitada. Em junho de 2012, por exemplo, esteve internado na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu na Polónia, onde estava a acompanhar a seleção nacional durante o Campeonato da Europa.
De referir que Eusébio nasceu a 25 de janeiro em Lourenço Marques, no Bairro de Mafalala, atual Maputo, Moçambique. Faleceu em Lisboa, na sua própria casa. O funeral realiza-se esta segunda-feira (dia 6), às 17 horas, no cemitério do Lumiar.
Durante o dia de domingo foram muitas as reações e as homenagens a Eusébio, que se fizeram sentir de todos os cantos do mundo e das mais variadas áreas. Para Cavaco Silva, “Portugal perdeu um dos seus filhos mais queridos: Eusébio da Silva Ferreira”. “Um desportista de exceção, dos melhores do mundo, que tantas glórias trouxe a Portugal”, disse o Presidente da República.
Já o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho disse, também, ter recebido a notícia da morte de Eusébio “com profundo pesar” e com um “agudo sentimento de perda”. “Eusébio levou a bandeira de Portugal e o nosso orgulho aos quatro cantos do Mundo”, frisou. De referir que o Governo decretou três dias de luto nacional pela morte de Eusébio.
1 Comentários:
Eusebio!!
Para poder comentar deves entrar na tua conta