
No ano passado 58,3% da eletricidade consumida em Portugal foi produzida a partir de fontes renováveis. Um aumento de 20% em relação ao ano anterior que permitiu diminuir a eletricidade importada em 2,8 vezes. Segundo a Quercus, que se baseia nos dados publicados em 2013 pela REN - as Redes Energéticas Nacionais, 62% dessa energia foi produzida em Portugal, o que significa que em 2013 foi atingido o valor mais elevado do século na produção deste tipo de energia.
A Quercus aponta que a produção de energia através de fontes renováveis foi responsável por 32% de toda a electricidade produzida em Portugal continental, sendo que em 2012 esta proporção tinha sido de 27%, cita o jornal SOL.
Este aumento deve-se sobretudo à energia eólica, que garantiu 23% da produção elétrica, referiu a organização ambiental, estimando que, em cada hora de consumo de electricidade em 2013, dezanove minutos tiveram origem nestas centrais renováveis, dos quais catorze minutos foram produzidos pela energia eólica.
Para poder comentar deves entrar na tua conta