Mais de 70% dos portugueses diz ter frio dentro de casa

Mais de 70% dos portugueses diz ter frio dentro de casa

O frio é mesmo um problema, até dentro de casa. Apenas um em cada 100 portugueses considera a sua casa termicamente confortável. Quase três quartos revelam o contrário. Os dados são do inquérito do Portal da Construção Sustentável – em colaboração com a Quercus – e mostram que o desconforto térmico em casa faz com que os gastos de energia para colmatar as necessidades de aquecimento sejam elevados.

Governo diz que é necessário retirar amianto em 3.700 edifícios públicos

Do total de 6.000 edifícios públicos identificados como tendo amianto, “apenas” 3.700 apresentam condições que exigem a remoção da substância, revelou o Ministério do Ambiente, liderado por João Matos Fernandes. A Quercus prevê que seja necessário gastar pelo menos 750 milhões de euros para remover os materiais com amianto nos edifícios em causa.

Casas de amianto geram alarme em Portugal

A associação ambientalista Quercus está a receber, todas as semanas, dezenas de pedidos de esclarecimento sobre o amianto em casas particulares. O problema é que ainda não existe legislação sobre esta matéria e é impossível fazer uma estimativa do número de imóveis onde esta substância pode estar presente.

Construção de estrada em Ílhavo gera discórdia

A Câmara Municipal de Ílhavo informou que não suspendeu a obra de construção da via de acesso ao futuro Parque da Ciência e Inovação (PCI), que foi alvo de um embargo extrajudicial por parte da Quercus. A estrada em causa tem cerca de 800 metros e irá estabelecer a ligação entre a circular Norte de Ílhavo e o futuro PCI a implantar na zona da Coutada, atravessando vários terrenos agrícolas incluídos na Reserva Agrícola Nacional (RAN).
época balnear: há 290 praias com qualidade de ouro

época balnear: há 290 praias com qualidade de ouro

o concelho de albufeira, no algarve, é o que tem mais praias com qualidade de ouro, 18 segundo os critérios da quercus. num total de 526 zonas balneares, a associação ambientalista distingue este ano 290, mais quatro do que no ano passado.