
A desvalorização dos preços das casas, a grande oferta de casas, a falta de crédito e a progressiva redução do poder de compra das famílias fazem com que seja cada vez mais difícil fechar a venda de uma casa. Por isso, é melhor que não perdas as poucas oportunidades que terás.
Para evitar que eternizes a tua casa no mecado, deves começar por evitar dizer certas frases que podem arrefecer a negociação. Algumas são tão comuns que, quando as pronuncias, jamais poderás pensar que estás a meter o pé na poça. Estas são as cinco expressões de que deves fugir se queres vender a tua casa.
1 – “A mim a casa custou-me…”
Ao possível comprador não lhe importa quanto pagaste pela tua casa. Seguramente, já foi há algum tempo e o mercado evoluiu muito provavelmente em baixa. São realidades incomparáveis. Também não the interessa demasiado se gastaste uma quantidade enorme de dinheiro no jacuzzi ou numa enorme estante de obra. Lembra-te que os teus gostos podem não concidir com os seus.
2 – “Coloco um preço alto e assim tenho margem para baixar”
A tática pode ser perigosa em momentos como o atual, com muita oferta e os preços a baixar. O que pedes deve estar ajustado com as condições do imóvel.
3 – “Tenho outras pessoas que estão interessadas”
esta frase está já fora de moda. Talvez tenha funcionado há alguns anos quando havia filas para visitar apartamentos e os tiravam das mãos dos promotores ou agentes imobiliários. Hoje quando sobram vendedores e faltam compradores, é melhor mudar o discurso.
4 – “Posso fazer-lhe um melhor preço”
Uma coisa é negociar e outra é regatear como num baza. Ainda que seja necessário numa compra e venda, o preço não é tudo. No valor da casa também pesam a localização, as condições de pagamento ou as reformas que o imóvel necessita.
5 – “Quinta com encanto”
Utilizamos esta frase como exemplo de outras frases feitas que servem para que o comprador desconfie da falta de transparência das informações. Expressões como interesse mínimo, hipoteca aberta ou o banco premeia a fidelidade não ajudam a vender a tua casa, nem geram maior confiança no cliente.
Para poder comentar deves entrar na tua conta