Comentários: 0
Reabilitação urbana: Governo quer criar fundo de 2,5 mil milhões
idealista

O secretário de Estado de Ordenamento do Território, Miguel Castro Neto, anunciou segunda-feira, no Porto, a intenção de criar, no âmbito do próximo quadro comunitário, um fundo de 2,5 mil milhões de euros para a reabilitação urbana – uma ideia que, de resto, já tinha avançado em entrevista a idealista News Portugal.

“No fundo financeiro que vamos agregar vamos chegar aos 2,5 mil milhões de euros”, referiu o governante, na sessão de abertura da II Semana da Reabilitação Urbana, que decorre até domingo (dia 30) no Porto.

De acordo com Miguel Castro Neto, um “novo regulamento, a vigorar nos próximos sete anos”, vai diminuir os custos da reabilitação entre 30 e 40% para cumprir o objetivo de “democratizar o acesso ao centro das cidades”.

Citado pelo Jornal de Negócios, o responsável adiantou que o Governo tem estado a “trabalhar com soluções de financiamento mais atrativas para apoio à reabilitação em centros históricos e zonas degradadas”. “Os obstáculos à reabilitação urbana nunca foram nem são apenas questões de financiamento”, disse.

O objetivo do Executivo é que, em 2020, a reabilitação urbana tenha um peso de “perto de 20% no total da área da construção civil”, assegurou Miguel Castro Neto, salientando que é importante “assumir uma aposta clara no aumento da reabilitação urbana”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta