Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Reabilitação urbana: IHRU pode endividar-se até aos 50 milhões de euros para dar mais apoios

Gtres
Gtres
Autor: Redação

Há um sinal claro dado pelo Governo do impulso que quer dar ao setor imobiliário, através da reabilitação urbana. Na versão final da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2015 autoriza o Instituto de Habitação e de Reabilitação Urbana (IHRU) a contrair empréstimos até 50 milhões de euros para habitação e reabilitação urbana. Este ano, podia envidar-se até dez milhões de euros.

“Fica o IHRU autorizado a contrair empréstimos, até ao limite de 50.000.000 euros, para o financiamento de operações ativas no âmbito da sua atividade”, pode ler-se na versão final da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2015.

A ministra de Estado e das Finanças entregou ontem, na Assembleia da República, a proposta de Orçamento do Estado para 2015, o último da presente legislatura.

A proposta do Orçamento estima que o défice orçamental para o próximo ano seja de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) ou seja 0,2 pontos percentuais acima do acordado com a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu). O documento prevê um crescimento económico de 1,5% e uma taxa de desemprego de 13,4%.