Comentários: 0
Construção: trabalhadores recrutados em Portugal são explorados no Luxemburgo
idealista/news

O sindicato luxemburguês LCGB denunciou situações de exploração de portugueses recrutados por empresas de construção em Portugal para trabalhar no Luxemburgo, em alguns casos a trabalhar sete dias por semana e com salários muito abaixo do mínimo luxemburguês.

“Há situações catastróficas. As pessoas vêm com contratos negociados em Portugal que não respeitam a legislação luxemburguesa, e quando pedimos informação dizem que descontam o alojamento, o material, tudo”, alertou o secretário sindical do LCGB, Paul de Araújo, numa conferência de informação para imigrantes recém-chegados organizada pelo Centro de Apoio Social e Associativo (CASA).

Segundo a Lusa, em alguns casos, os trabalhadores “são abandonados no Luxemburgo, porque os salários não são pagos, e as pessoas ficam sem dinheiro e meios financeiros para ficar ou voltar”, adiantou o responsável.

De acordo com Liliana Bento, responsável pelo setor da construção no LCGB, referiu que estão em causa “pequenas empresas de construção portuguesas” que aliciam os trabalhadores com salários “ligeiramente acima do mínimo em Portugal”, em alguns casos de 600 euros.

Entretanto, e de acordo com a Rádio Renascença, um português foi contratado por uma empresa de construção em Portugal para trabalhar no Luxemburgo, mas ao fim de menos de um mês o patrão dispensou-o sem lhe pagar o combinado ou o transporte de regresso. 

O contrato estabelecia um salário de 540 euros, mas o eletricista deveria receber 1.500 mensais, “pagos a negro”. Durante um mês, o português, de 53 anos, trabalhou todos os dias “sem descanso”, incluindo sábados e domingos, numa obra numa casa particular, numa aldeia no Nordeste do Luxemburgo, escreve a publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade