rapariga em frente de computador

Subsídio de desemprego de longa duração pode acumular com o salário?

Acumular salário com subsídio de desemprego é possível? A questão levantou-se desde o início do ano, quando foi anunciada pelo Governo uma nova medida que permitirá aos desempregados de longa duração acumular o salário com uma parte do subsídio. Mesmo assim, levantam-se algumas questões que é importante esclarecer. 
Vistos para nómadas digitais

Nómadas digitais: Portugal emitiu cerca de 200 vistos desde outubro

Os nómadas digitais de todo o mundo estão de olhos postos em Portugal. Em outubro de 2022 entrou em vigor a nova lei que permite aos estrangeiros trabalhar remotamente a partir do nosso país durante um ano. Os chamados vistos para nómadas digitais têm vindo a atrair trabalhadores de todo mundo de tal forma que, de lá para cá já, foram emitidos cerca de 200 vistos em Portugal.
Empresas que contratam “em excesso” pagam taxa adicional

Empresas que contratam a prazo “em excesso” vão pagar nova taxa

As empresas com contratos a prazo “em excesso” vão começar a pagar uma taxa de rotatividade. Esta é, pelo menos, a pretensão do Governo, que prevê publicar, em 2022, os referenciais que orientarão a aplicação da taxa. Ou seja, as empresas começarão a pagar essa contribuição adicional à Segurança Social (SS) em 2023, revelou a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, esta quarta-feira (13 de outubro de 2021).
Contratos temporários passam a estar limitados a máximo de seis renovações

Contratos temporários passam a estar limitados a máximo de seis renovações

O Código do Trabalho vai mudar para que os contratos de trabalho temporário passem a estar limitados a um limite máximo de até seis renovações, restringindo-se também as situações em que esta norma pode ser afastada a casos de doença, acidente, licenças parentais e situações análogas. Estas alterações foram aprovadas, esta quarta-feira - dia 26 de junho de 2019 - pelos deputados no Parlamento.
Programa Nacional de Reformas prevê mais limites nos contratos a prazo

Programa Nacional de Reformas prevê mais limites nos contratos a prazo

O Governo quer concluir este ano um acordo na Concertação Social que limite os contratos de trabalho a prazo. O acordo “deverá integrar medidas tendentes à limitação do regime dos contratos a termo, designadamente a revogação da norma do Código do Trabalho que justifica a contratação a prazo de jovens à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração”, lê-se no Plano Nacional de Reformas (PNR), que será enviado para Bruxelas na próxima semana.
Imobiliárias estão a recrutar professores desempregados

Imobiliárias estão a recrutar professores desempregados

Há milhares de professores que estão no desemprego. E muitos, devido às suas competências – sabem falar línguas e têm capacidade de mobilização e de falar em público, por exemplo –, estão a virar-se para a área das vendas, nomeadamente no setor imobiliário. E as mediadoras parecem estar atentas a esta situação.