Materiais de construção: PSP deteta infrações com explosivos em pedreiras
Uma operação nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) detetou 19 infrações relacionadas com explosivos em pedreiras, num total de 52 ações de fiscalização, entre segunda e sexta-feira, lê-se em comunicado divulgado esta segunda-feira, dia 3 de novembro.Em balanço, a PSP informou que apreendeu
Mota-Engil assina contrato de 700 milhões com petrolífera Petrobras
A Mota-Engil fechou um novo contrato com a Petrobras no valor de 4,4 biliões de reais (equivalente a cerca de 700 milhões de euros), anunciou esta segunda-feira, dia 6 de outubro de 2025, ao mercado. O novo contrato, que terá uma duração estimada de 50 meses, prevê o projeto de execução, construção, montagem, comissionamento, operação assistida e integração com a Refinaria Duque de Caxias (“Reduc”) no Rio de Janeiro.
Mota-Engil vai construir túnel no Brasil - a obra mais cara de Lula
A Mota-Engil prevê assinar, até ao final do ano, o contrato para a concessão do túnel entre as cidades de Santos e Guarujá, no Brasil, depois de vencer o leilão na passada sexta-feira (dia 5 de setembro), adiantou em comunicado ao mercado.Na nota, publicada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliár
Revisão do simplex dos licenciamentos urbanísticos está para breve
O Governo tem em marcha a reforma do Estado, com o objetivo de “facilitar a vida das pessoas e empresas” através da modernização e desburocratização da Administração Pública.
Criação de empresas: imobiliário e construção com o maior crescimento
A criação de empresas em Portugal registou um aumento, desde início de 2025 até final do mês de julho, de mais 263 constituições, ou seja, +0.8% face a período homólogo do ano passado, o que em números totais de novas empresas se traduz em 32.422. Os setores do imobiliário e da construção impulsionaram este crescimento.
Imobiliário lidera criação de empresas – na construção também há mais
Há cada vez mais empresas a nascer no universo da construção e imobiliário em Portugal. Só entre janeiro e maio, foram criadas 2.869 empresas especializadas em atividades imobiliárias, mais 24% do que no mesmo período do ano anterior.
Mota-Engil reforça presença no Brasil – compra construtora (e não só)
A Mota-Engil continua com os seus investimentos imobiliários além-fronteiras – e não só. O grupo português concluiu a aquisição dos 50% que não detinha na sua participada brasileira, a Empresa Construtora Brasil (ECB).
Imobiliário e construção lideram criação de empresas no início de 2025
O mercado laboral português tem registado uma queda no número de novas empresas no arranque de 2025. Mas não em todos os setores.
Criação de empresas de imobiliário cresce – mas de construção cai
O arranque de 2025 foi marcado por uma queda na criação de empresas em Portugal – no setor da construção inclusive. Mas as atividades imobiliárias destacaram-se como um dos únicos setores onde se registou um crescimento na criação de novas empresas.
Imobiliário e construção com mais empresas e trabalhadores
A fileira da construção e imobiliário tem ganho um novo dinamismo ao longo dos últimos anos, recuperando da crise financeira que muito abalou o setor entre 2008 e 2013. Prova disso é que houve um aumento anual de 5,3% no número de empresas, tanto na construção como no imobiliário, que acabaram por empregar mais trabalhadores e por oferecer melhores salários. Só num ano, a construção ganhou 31 mil trabalhadores, mas não chega para responder às atuais necessidades de construção de casas e executar as obras do PRR.
Portuguesa MAP cria rede de 6 negócios de construção e imobiliário
Depois de mais de 120 obras executadas e uma carteira de projetos de 150 milhões de euros, o MAP Group decidiu dar um novo passo na sua história já leva mais de década. Agora, o grupo português passa a ser composto por seis empresas dedicadas à construção, imobiliário e investimento, que vão atuar de forma integrada.
Construção continua a crescer: há mais 4 mil novas empresas este ano
A construção em Portugal continua a crescer, numa altura em que estão em curso centenas de obras previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que vieram pressionar ainda mais a alta procura por empresas deste setor.
Construção tem 'boom' de novas empresas – mas imobiliário está em queda
A construção de edifícios residenciais (e outros imóveis) foi o setor de atividade que registou o maior crescimento de novas empresas nos primeiros seis meses deste ano, revela o Barómetro Informa D&B esta sexta-feira divulgado.
Pequenas empresas de construção registam “elevadas” insolvências
O ano de 2023 foi marcado por um clima de incerteza, tendo em conta a alta inflação e subida dos juros que se fez sentir. E todos estes fatores impactaram a atividade empresarial em Portugal, de tal forma que o país fechou o ano registando um aumento de 14% de insolvências face ao ano anterior. Em dezembro, observou-se uma subida mensal de 0,7% nas insolvências, com os pequenos negócios de serviços, construção e retalho a registar os valores mais elevados.
Famílias e empresas em Portugal arrancam 2024 mais confiantes
Na reta final do ano passado, os portugueses estiveram menos confiantes quanto à conjuntura económica do país. Mas 2024 arrancou com os consumidores mais otimistas, com o indicador de confiança do Instituto Nacional de Estatística (INE) a aumentar em todas as componentes. Há melhores perspetivas de compras importantes para as famílias, assim como uma melhor situação financeira dos agregados. Para os empresários, também o clima económico está mais favorável.
Obras em imóveis e arruamentos têm análise fiscal diferente, avisa STA
Os encargos com obras de imóveis próprios devem ser considerados e amortizados para efeitos fiscais pelas empresas de forma diferente dos relativos a obras em arruamentos e infraestruturas adjacentes, segundo um acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (STA).
Construção acelera criação de empresas em 2023 – mas imobiliário recua
O arrefecimento da compra de casas é um dos efeitos do cenário económico atual sobre os negócios imobiliários. Mas, ainda assim, a procura de casas continua a ser bem superior à oferta existente, pressionando a criação de empresas no ramo da construção. É isso mesmo que se tem verificado nos primeiros cinco meses de 2023, com o nascimento de 2.613 empresas no setor da construção, mais 4% face ao mesmo período do ano anterior. Já no ramo imobiliário foram criadas menos 234 empresas. Os processos de insolvência aumentaram nas duas atividades neste período.
Chinesa Evergrande retoma obras em mais de 10 projetos imobiliários
A gigante imobiliária Evergrande remotou as obras em mais de 10 projetos imobiliários em seis cidades chinesas, incluindo Shenzhen.
Multinacional francesa Saint-Gobain investe 600 mil euros em novo armazém no Carregado
A multinacional francesa Saint-Gobain investiu 600 mil euros num novo armazém no Carregado, no concelho de Alenquer. Com este investimento, irá aumentar a sua oferta de produtos das marcas Isover, Placo e Weber.
Worx lança marca de construção para "responder às necessidades do mercado"
A consultora imobiliária Worx acaba de lançar a marca de construção DONE Design to Build, que “vem responder às necessidades do mercado, por serviços mais completos e concentrados, sendo apenas um interlocutor a responder e acompanhar todas as necessidades do cliente”, refere a empresa.
Braço imobiliário da Teixeira Duarte “chega” ao Texas
O programa de promoção imobiliária da Teixeira Duarte em Portugal e no estrangeiro mantém-se ativo. Além de estarem na “calha” novos projetos residenciais em território nacional e no Brasil, há uma estreia em vista, a cidade de Dallas, no Texas.
Rui Moreira faz queixa contra “desconhecidos sem escrúpulos” por causa da Selminho
O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira, vai apresentar uma queixa na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra “desconhecidos sem escrúpulos” que, anonimamente, espalharam dúvidas sobre o acordo alcançado entre o município e uma empresa detida pelo autarca e os seus familiares, a Selminho.
Grupo Ramos Catarino comprado pelo fundo de investimento privado Vallis
O fundo de investimento privado Vallis, que através da Elevo agrega várias empresas do setor da construção civil e obras públicas, comprou o Grupo Catarino, dono da construtora Ramos Catarino. A operação de consolidação, já comunicada à Autoridade da Concorrência (AdC), foi feita pela Vallis Consolidation Strategies I, sociedade que adquire empresas em reestruturação e está integrada no universo Vallis Capital Partners, que têm adquirido empresas em vários setores de atividade.
Visabeira assina parceria com grande grupo de construção chinês para chegar a novos mercados
O Grupo Visabeira assinou em Pequim, China, um Memorando de Entendimento com o Beijing Urban Construction Group (BUCG), uma das maiores empresas de construção e obras públicas mundiais.
Prebuild em quebra: a culpa é do BES, da crise em Angola e de desavenças na Colômbia
Ainda há pouco tempo, as notícias que chegavam da Prebuild eram de investimento, crescimento e a ambição de ser uma das maiores construtoras nacionais. Hoje em dia, o grupo de João Gama Leão enfrenta exatamente o cenário oposto. Endividado e com vários acidentes de percurso, tem agora várias empresas participadas em processos de insolvência e vive um forte processo de reestruturação.