Legalmente, os senhorios estão obrigados a passar recibos electrónicos de renda apenas a partir de novembro, mas há proprietários que já estão a testar e a usar o sistema imposto pelo Governo. Até ao passado dia 4 de maio, foram emitidos mais de 35 mil recibos eletrónicos de renda no Portal das Finanças.
Os recibos electrónicos foram regulados numa portaria de março que previa a sua obrigatoriedade a partir de maio. Mas perante a forte polémica por parte dos proprietários, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais emitiu na semana passada um despacho a adiar a entrada em vigor da medida para 1 de novembro, com o objetivo de permitir uma adaptação progressiva" dos senhorios às novas regras.
As novas obrigações declarativas por via electrónica, em matéria de rendas, incluem também a necessidade de os senhorios informarem o Fisco de todos os novos contratos de arrendamento celebrados, bem como de contratos promessa ou alterações contratuais, tal como lembra o Jornal de Negócios.
Esta obrigação, a cumprir também no Portal das Finanças, está em vigor desde o início de abril e, de acordo com números do Ministério das Finanças citados pelo diário, foram até ontem, 5 de maio, enviados 40.343 contratos de arrendamento.
Desde ontem, quem entrar no Portal das Finanças tem disponível um atalho directo para o e-Arrendamento, a página a que os proprietários deverão aceder para, através da Internet, emitirem os recibos e declararem os contratos, informa ainda o jornal.
Para poder comentar deves entrar na tua conta