Comentários: 0
Apoio à reabilitação continua parado, alerta CPCI
idealista/news

A linha de financiamento de 50 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento (BEI) para reabilitação urbana, autorizada há meses pela instituição, continua a não chegar ao terreno. Apesar de envolver dinheiros públicos, continua retida na Secretaria de Estado do Tesouro, que terá de aprovar um conjunto de procedimentos com vista à sua operacionalização.

Reis Campos, presidente da CPCI, lamenta este atraso e teme que “tudo o que não for aprovado no segundo trimestre” do ano fique “irremediavelmente atrasado um ano”.

A linha de financiamento pretendia ser um teste a uma outro financiamento bem mais ambicioso, também do BEI, no montante de 1.200 milhões de euros, considerado “fundamental para relançar a reabilitação dos centros históricos”. “E representaria um balão de oxigénio para o setor”, defende Reis Campos, em declarações ao Público.

O responsável também lamenta que continuem a não ser utilizados fundos do QREN, ainda disponíveis, e os atrasos em várias matérias legislativas, que são importantes para atrair investimento.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta