A Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI) tem como objetivo principal a defesa dos setores de atividade que convergem na construção de bens imóveis.

É preciso construir mais casas em Portugal

“Precisamos ter níveis de construção na ordem das 45.000 casas por ano”

“É preciso construir mais, reabilitar mais e criar um verdadeiro mercado de arrendamento. [O que] só será possível através de um estímulo consistente ao investimento privado”, disse Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), na sessão de abertura da 11ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa (SRUL), que decorreu esta terça-feira (9 de abril de 2024). Ao idealista/news, à margem do evento, adiantou que Portugal precisa “ter níveis de construção na ordem das 40.000, 45.000 habitações por ano”. Isto a preços de venda que possam ser suportáveis pela generalidade dos portugueses, ou seja, casas acessíveis.
CPCI sem confiança no PRR português

Construção: CPCI denuncia execução "bastante baixa" do PRR

A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) alertou esta terça-feira (24 de janeiro de 2023) para a execução "bastante baixa” dos projetos mais relevantes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com impacto na construção, demonstrando aos deputados "bastante preocupação" com o estado atual de concretização do PRR.
Falta de trabalhadores na construção

Faltam 70 mil trabalhadores na construção: como atrair novos talentos?

Em 2021 a construção provou, uma vez mais, a sua resiliência perante situações de crise. E os dados falam por si: a produção na construção cresceu na ordem dos 2,1% em outubro face ao período homólogo, avançou o Instituto Nacional de Estatística (INE) em dezembro. Mas o setor também enfrenta hoje uma série de desafios. Em destaque está mesmo a subida vertiginosa dos preços dos materiais de construção e a falta de mão de obra qualificada. Manuel Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), identifica mesmo a falta de 70 mil trabalhadores no setor.
Mudanças nos vistos gold e regime dos Residentes Não Habituais fazem soar alarmes no setor

Mudanças nos vistos gold e regime dos Residentes Não Habituais fazem soar alarmes no setor

O PS apresentou duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) que podem ter impacto no setor imobiliário: a eliminação do regime dos vistos gold em áreas urbanas de Lisboa e Porto e a introdução de uma taxa de tributação dos Residentes Não Habituais (RNH). Mudanças que não são bem vistas por mediadores e promotores imobiliários e pelo setor da construção.