Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

CPCI

A Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI) tem como objetivo principal a defesa dos setores de atividade que convergem na construção de bens imóveis.

Faltam 70 mil trabalhadores na construção: como atrair novos talentos?

Em 2021 a construção provou, uma vez mais, a sua resiliência perante situações de crise. E os dados falam por si: a produção na construção cresceu na ordem dos 2,1% em outubro face ao período homólogo, avançou o Instituto Nacional de Estatística (INE) em dezembro. Mas o setor também enfrenta hoje uma série de desafios. Em destaque está mesmo a subida vertiginosa dos preços dos materiais de construção e a falta de mão de obra qualificada. Manuel Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), identifica mesmo a falta de 70 mil trabalhadores no setor.

Notícia sobre:

Mudanças nos vistos gold e regime dos Residentes Não Habituais fazem soar alarmes no setor

O PS apresentou duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) que podem ter impacto no setor imobiliário: a eliminação do regime dos vistos gold em áreas urbanas de Lisboa e Porto e a introdução de uma taxa de tributação dos Residentes Não Habituais (RNH). Mudanças que não são bem vistas por mediadores e promotores imobiliários e pelo setor da construção. 

Notícia sobre:

Investimento na construção ao rubro: há 22 anos que não subia tanto

Desde 1997 que não se registava uma subida homóloga do investimento em construção tão acentuada como a registada nos primeiros três meses deste ano. Entre janeiro e março de 2019, o investimento aumentou 12,4%.

Notícia sobre:

Reis Campos vai continuar a liderar a Confederação da Construção e Imobiliário

Reis Campos vai manter-se na liderança da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) até 2021. O atual presidente da organização vai dirigir a entidade no próximo triénio.

Notícia sobre:

Grandes obras públicas só devem chegar ao terreno em 2020 ou 2021

Os grandes projetos de obras públicas só começarão em 2020 ou 2021. Esta é a convicção do presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), Reis Campos, para quem o principal problema do setor da construção e do imobiliário reside no investimento público.

Notícia sobre:

OE2019 não responde às necessidades das empresas, dos investidores e do país, diz CPCI

Para a Confederação Portuguesa de Construção e do Imobiliário (CPCI), a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) “peca pela omissão e pela ausência de medidas que permitam corresponder aos desafios estratégicos do país e do setor da construção e do imobiliário”. 

Notícia sobre:

Reis Campos: “Este é o momento certo para recuperar as cidades”

A reabilitação urbana veio para ficar. Continua a agitar e a animar o setor da construção, atraindo investimento de várias frentes. O bom momento que atravessa o setor é, para Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), “um reflexo da dinâmica que a reabilitação assume em Portugal”.

Notícia sobre:

Bolha imobiliária? "O que houve foi uma venda elevada do património”, diz CPCI

O presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), Manuel Reis Campos, rejeita o cenário de bolha imobiliária. O responsável defende que os preços nos centros das cidades foram inflacionados, mas que “não são o espelho do país”. Para o responsável "esse mercado terminou".

Notícia sobre:

Incêndios: construção reage a críticas e diz estar “pronta” para dar resposta ao país

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) admitiu fazer um concurso internacional para reconstruir casas afetadas pelos incêndios de 15 de outubro, por eventual falta de capacidade da construção civil nacional. A CCDRC levantou dúvidas e o presidente da AICCOPN já reagiu, garantindo que o setor está pronto para dar resposta às necessidades do país.

Notícia sobre: