Comentários: 0

A Assembleia Municipal do Porto (AMP) aprovou, por unanimidade, a delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Campanhã-Estação, garantindo desde já benefícios fiscais para quem fizer obras desse tipo. “Trata-se da primeira ARU fora do centro” da cidade a ser delimitada, disse o vereador do Urbanismo da autarquia, Correia Fernandes.

De acordo com o Notícias ao Minuto, a ARU de Campanhã-Estação incide sobre um território com 112 hectares e uma população de cerca de 5.300 habitantes, tendo como eixo central a estação de Campanhã e tocando ainda parte da vizinha freguesia do Bonfim.

O primeiro objetivo é “melhorar as condições habitacionais e de bem-estar dos atuais residentes, contribuindo para o reforço da atratividade residencial” de uma zona degradada, envelhecida, socialmente deprimida e afetada pela construção de uma linha férrea de via dupla, de uma linha de metro e da Via de Cintura Interna (VCI).

“Devido aos efeitos de ‘barreira’ associados à presença de importantes infraestruturas viárias, a fragmentação do território constitui um dos principais problemas urbanísticos da ARU de Campanhã-Estação”, lê-se na proposta aprovada.

Outro grande objetivo é “dinamizar as atividades económicas e induzir um novo polo de criatividade urbana”. Para Correia Fernandes, a zona “pode suportar projetos inovadores” através de uma nova “reindustrialização”. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta