Comentários: 0

A atividade de compra e venda de casas em Portugal estagnou em dezembro, tendo o mercado de arrendamento ganho adeptos. Segundo dados do mais recente Portuguese Housing Market Survey (PHMS), inquérito mensal produzido pelo RICS e pela Confidencial Imobiliário (Ci), esta será, no entanto, “uma tendência temporária”, perspetivando-se que “as vendas retomem a sua trajetória ascendente no curto prazo”.

“No mercado de arrendamento, a procura por parte dos arrendatários acelerou ao longo de dezembro, ao mesmo tempo que se voltou a registar uma forte quebra nas novas instruções por parte dos proprietários. Face a este cenário, as rendas continuaram a recuperar, mas a um ritmo mais acelerado”, revelam o RICS e a Ci em comunicado.

De acordo com o PHMS, “os valores das rendas habitacionais têm vindo a aumentar de forma constante ao longo dos últimos oito meses em Portugal, sucedendo a anos de declínio”. Os inquiridos – 150 empresas do setor imobiliário –, acreditam que a atividade no mercado de arrendamento vai continuar a desenvolver-se “positivamente nos próximos meses”, antevendo um “crescimento adicional das rendas no curto prazo”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade