Comentários: 0
Brexit está a incentivar britânicos a vender casas no Algarve
wikimedia_commons

A desvalorização da libra face ao euro depois do Brexit e o próprio voto que ditou a saída do Reino Unido da UE estão a incentivar os britânicos a vender casas no Algarve. Alguns destes imóveis são transacionados  com desconto e mesmo assim com lucro para os proprietários.

Segundo a Bloomberg, não houve “local mais notório” para confirmar esta tendência que o Algarve, um destino escolhido por muitos britânicos – e agora também franceses – para ter uma segunda casa.

Um dos casos citados é o de Peter Thompson, consultor de saúde britânico que passa metade do ano com a mulher na zona sul de Portugal e que semanas antes do Brexit vendeu um dos seus dois imóveis em Tavira, beneficiando da queda da libra face ao euro. Comprou-a no final de 2015 “em desconto”, depois do Reino Unido ter anunciado que iria referendar a saída da EU, e agora conseguiu uma margem de 10% devido às variações cambiais. “Não queríamos ter duas casas em Portugal. A altura foi quase perfeita para vender porque nos permitiu aproveitar a libra mais fraca”, explicou.

Como ele, outros cidadãos britânicos estão a vender as segundas casas que têm em Portugal. “O número de proprietários britânicos começou a cair logo após a desvalorização da libra”, referiu Zoe Hawker, diretora da imobiliária Fine & Country Algarve, que detém um catálogo com cerca 900 imóveis. “Por outro lado foi muito bom porque os franceses estão a vir e a comprar”, frisou.

Certo é que as casas em Portugal estão mais caras. No terceiro trimestre de 2016, subiram 9,1% em termos homólogos e os especialistas estimam, que no caso concreto do Algarve, os preços das casas aumentem 5% em 2017.

Ainda assim, e apesar dos franceses serem já os estrangeiros que mais compram casas no país – França representa uma em cada quatro transações, segundo dados da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) –, os britânicos devem manter-se ativos no mercado imobiliário nacional. “Alguns britânicos, que compraram imobiliário português há décadas e esperaram que o mercado recuperasse, têm decidido vender. É uma jogada inteligente. Estou certo que os britânicos vão continuar a investir em Portugal”, disse Luís Lima, presidente da entidade.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade