Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Franceses rendidos a Portugal: 3.300 transações de imóveis este ano

Autor: Redação

Portugal e a ilha Maurícia são os destinos preferidos dos franceses, sobretudo reformados, para investir além fronteiras, nomeadamente no setor imobiliário. No caso de Portugal, e devido ao regime de residentes não habituais, os investidores franceses estão isentos de imposto por dez anos, desde que passem pelo menos 183 dias por ano no país e não tenham residência fiscal nos últimos cinco anos.

Segundo o Diário Imobiliário, que se apoia num artigo publicado no jornal francês “Les Echos”, os franceses são já estrangeiros a comprar mais casas em Portugal: este ano, já fizeram mais de 3.300 transações. Seguem-se os cidadãos britânicos e chineses.

Dados da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) relativos ao primeiro trimestre do ano revelam que um em quatro compradores estrangeiros era francês, 80% dos quais reformados.

“A maioria dos investimentos não são apenas do francês de classe alta, mas sim de reformados da classe média que já há muito tempo têm o projeto de se aposentar no sul da França ou no estrangeiro e os benefícios fiscais portugueses atrai-os”, disse Cecília Gonçalves, diretora da rede imobiliária franco-portuguesa Maison au Portugal.