Comentários: 0
Senhorios queixam-se de dificuldades na entrega da declaração anual às Finanças
idealista/news

As associações de proprietários alertaram esta quinta-feira (dia 26) para a existência de “várias dificuldades” na entrega ao Fisco da declaração anual dos senhorios que não tenham emitido recibos eletrónicos, situação que o gabinete do ministro das Finanças admitiu estar parcialmente reportada.

“Há várias dificuldades, porque as Finanças não têm um comportamento homogéneo no país inteiro e de repartição de Finanças para repartição de Finanças”, disse o presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), António Frias Marques, à Lusa.

Já o presidente da Associação Lisbonense Proprietários (ALP), Luís Menezes Leitão, considera “incompreensível” a necessidade de entregar duas declarações relativas ao mesmo ano, referindo-se à declaração que os senhorios têm de entregar em janeiro (os que estão obrigados a isso) “e, depois, quando chega a entrega do IRS, o preenchimento do anexo F”. “Isto traz algumas questões relativamente a um excesso burocrático que está a ser exigido”, criticou.

Em resposta à Lusa, o gabinete do ministro das Finanças revelou que “têm sido reportadas algumas dificuldades no preenchimento apenas relativamente à identificação da fração do imóvel, quando em propriedade horizontal, uma vez que nem sempre é observado a inscrição de forma correta da respetiva identificação da fração”.

De referir que o prazo para os senhorios que não tenham emitido recibos eletrónicos entregarem ao Fisco a declaração anual, que diz respeito ao modelo 44 e que pode ser entregue em papel ou pela internet, termina 31 de janeiro. Em causa estão senhorios com idade igual ou superior a 65 anos e os proprietários de imóveis arrendados cujos rendimentos de categoria F do ano anterior – ou os que o proprietário estime vir a receber no próprio ano, no caso de novos contratos – não ultrapassem a duas vezes o Indexante aos Apoios Sociais (IAS), ou seja, 838,44 euros (cerca de 70 euros mensais).

De acordo com António Frias Marques, terão de entregar a declaração Modelo 44 “entre 90 mil e 100 mil proprietários, o que representa 25% dos senhorios em Portugal, que são 400 mil”. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta