Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Recibos de renda

Últimas notícias sobre "Recibos de renda" publicadas em idealista.pt/news

Senhorios de estudantes: recibos das rendas têm de ser corrigidos desde janeiro

És senhorio e tens casas (ou parte delas) arrendadas a estudantes? Atenção que terás agora de emitir um novo tipo de recibo eletrónico no Portal das Finanças. Além disso, para que os teus inquilinos possam deduzir a despesa no IRS enquanto estudantes deslocados, terás de retificar todos os recibos de renda que tenhas emitido desde janeiro de 2018. 

Notícia sobre:

IRS: senhorios dispensados de passar recibos têm de declarar rendas este mês

Todos os proprietários de imóveis arrendados que não emitem periodicamente recibos de renda através do Portal das Finanças têm até 31 de janeiro para entregar a declaração anual de rendas. O chamado Modelo 44 pode ser entregue em papel nos balcões das Finanças ou ser enviado pela internet através do Portal.

Notícia sobre:

Senhorios queixam-se de dificuldades na entrega da declaração anual às Finanças

As associações de proprietários alertaram esta quinta-feira (dia 26) para a existência de “várias dificuldades” na entrega ao Fisco da declaração anual dos senhorios que não tenham emitido recibos eletrónicos, situação que o gabinete do ministro das Finanças admitiu estar parcialmente reportada.

Notícia sobre:

Valor das rendas declaradas ao Fisco por recibo eletrónico aumentou 33%

O valor de rendas que os senhorios declaram ao Fisco aumentou quase 33% num ano: em 2016 face ao ano anterior. Em média, cada um dos 291.558 proprietários que emitiram recibos eletrónicos teve um rendimento de 5.955 euros em 2015, um valor que subiu para 6.101 euros no ano passado.

Notícia sobre:

Registos de novos contratos de arrendamento nas Finanças disparam em poucos meses (muitos seriam ilegais...)

Há cerca de 414 mil contratos de arrendamento registados no Portal das Finanças para efeitos de emissão de recibos eletrónicos de renda. Destes, 266 mil são novos – foram celebradas entre abril de 2015 e 31 de janeiro deste ano. Um aumento que se explica com o facto de muitos senhorios terem feito novas contratualizações com os inquilinos já existentes.

Notícia sobre:

Rendas: senhorios têm de voltar a emitir recibos de 2015 para que entrem no IRS

Os proprietários que passaram, já em 2016, recibos de rendas recibidas no ano passado terão agora de anulá-los e emitir outros. Este é o novo procedimento obrigatório das Finanças para que estas rendas sejam consideradas rendimentos de 2015. Nos novos recibos, os senhorios têm passar a indicar a data efetiva do recebimento da renda.

Notícia sobre:

Recibos eletrónicos: declaração que senhorios têm de preencher a pedir dispensa esgotou em alguns serviços

Os senhorios que estão dispensados de aderir aos recibos de renda eletrónicos têm até segunda-feira (dia 1 de fevereiro) para entregar a sua declaração anual de rendas recebidas. Apesar do processo de entrega estar a correr globalmente bem, têm-se registado alguns problemas pontuais como o facto do Modelo 44 ter esgotado em alguns Serviços de Finanças.

Notícia sobre:

Rendas: comissão vai solicitar ao Governo que recibos eletrónicos sejam facultativos

A Comissão de Acompanhamento do Mercado do Arrendamento Urbano (CAMAU), criada por um conjunto de associações ligadas ao setor imobiliário para acompanhar a reforma da lei das rendas, vai solicitar ao Governo que os recibos eletrónicos de renda sejam facultativos para todos os proprietários que não sejam empresas ou empresários em nome individual. Entretanto, já há 330.730 senhorios com a situação regularizada no Fisco, o equivalente a cerca de 87% do total de proprietários.

Notícia sobre:

Recibos eletrónicos de rendas: “Portugal não está todo à beira-mar plantado”, alerta ANP

Os senhorios que ainda não aderiram ao recibo eletrónico de rendas têm até quinta-feira (dia 31) para fazê-lo. Este é um tema, de resto, que tem suscitado muita polémica. Para António Frias Marques, presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), trata-se de uma “questão complexa”, até porque “Portugal não é só o Terreiro do Paço”.

Notícia sobre:

Rendas estagnadas no preço, agitadas na cobrança - resumo 2015

Os portugueses continuam a preferir comprar casa para viver em vez de arrendar. Ainda assim, o mercado do arrendamento continua a mostrar dinamismo, nomeadamente numa lógica de investimento. Os proprietários, tiveram este ano, no entanto, uma grande dor de cabeça: os chamados recibos de renda eletrónicos.

Notícia sobre: