Comentários: 1
O que pedir a um inquilino antes de arrendar uma casa para evitar dores de cabeça futuras
idealista/news

Tens uma casa para arrendar? Então fica a saber que há várias medidas que deves tomar e certos documentos a pedir aos potenciais inquilinos, se queres evitar dores de cabeça futuras. Lembra-te que o processo de seleção é determinante para evitar, por exemplo, situações de incumprimento. Aprende com os bancos e seguradoras e previne-te antes de assinares o teu contrato de arrendamento.

O mais importante será fazer uma boa análise da estabilidade profissional e financeira do candidato a inquilino da tua casa. Para te ajudar a determinar o perfil de risco e tomar uma decisão fundamentada deverás, segundo o portal do arrendamento da Uniplaces, deverás preparar uma lista de documentos e considerar algumas das seguintes opções:

  • cópia do contrato de trabalho (para conhecer a situação profissional do potencial inquilino e se o mesmo corre o risco de ficar desempregado);
  • atestado de residência;
  • número de identificação fiscal (NIF);
  • cópia da última declaração de IRS (para conhecer a taxa de esforço entre o que recebe e o que paga de renda)
  • cópia dos dois últimos recibos de vencimento (para saber que está a trabalhar)
  • pede tantos meses quanto possíveis de adiantamento (2 é o que diz a lei, mais do que isso significa mais garantia)
  • referências (dos familiares, do empregador, do anterior senhorio, dos fornecedores, dos clientes, do papa, etc., servem para aferir a credibilidade/honestidade e para futuros contactos)
  • fiador (para garantir que alguém paga a renda em caso de incumprimento)
  • caução (para garantir a boa conservação do imóvel)
  • opta por arrendar a profissionais deslocados (professores, estudantes, pessoal médico, construção, etc., sabes de certeza que não ficarão para sempre no imóvel)

Além disso, depois da escolha do inquilino ideal e antes de assinarem o contrato de arrendamento, deves fazer constar no contrato a identificação do seu cônjuge, no caso de ser casado.

Adicionalmente, se o inquilino for uma sociedade, é necessário comprovar, através de certidão da Conservatória do Registo Comercial, qual a pessoa que tem poderes para assinar o contrato de arrendamento. 

Não te esqueças, por outro lado, que a opção de exigir fiador e caução por vezes é um peso muito grande para potenciais inquilinos, impossibilitando alguns inquilinos responsáveis por falta de um fiador disponível, alerta ainda o portal especializado em arrendar casas.

Avalia, por isso, bem a situação financeira do potencial inquilino e confirma se será necessário exigir estas duas garantias antes de tomares uma decisão final.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Sam
17 Janeiro 2020, 19:57

Tugas são racistas e cheios de preconceitos. Não arrendam a quem fala com sotaque brasileiro. Melhor escolher outro país. Tenho nojo desses portugueses; como se não bastasse, os preços estão muito caros, este paiseco não vale tanto assim.

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade