Comentários: 0
Esboço da Lei de Bases da Habitação pronto no início de 2018
Helena Roseta, presidente da AML e deputada do PS Bruno Martins

O esboço da Lei de Bases da habitação deverá estar pronto no início do próximo ano. A proposta de lei está a ser desenhada pela deputada socialista Helena Roseta e o objetivo inicial era que estivesse concluída até ao final deste ano. De referir que a habitação é um dos únicos direitos sociais previstos na Constituição da República que não tem uma lei de bases.

Segundo o ECO, o processo atrasou-se devido à campanha para as eleições autárquicas, mas vai voltar a arrancar em outubro, depois da discussão do Orçamento do Estado para 2018, que será apresentado no dia 13. “Não vamos inovar, vamos desenvolver o que está no Artigo 65º da Constituição”, explica Helena Roseta, citada pela publicação.

O que diz o Artigo 65º da Constituição? “Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar”.

Habitação é um problema grave

Evocando o mesmo, a também presidente da Assembleia Municipal de Lisboa deixa no ar algumas questões: “O que é uma habitação adequada no século XXI? O que é que são condições de salubridade e conforto? O que é que significa a privacidade familiar?”. “Isto tem de estar definido por lei”, refere Helena Roseta, frisando que esses conceitos estarão consagrados na Lei de Bases da Habitação.

A responsável adianta que agora, por haver “falhas tão grandes de mercado”, é que se percebe “o quão grave é o problema da habitação”. “Estas falhas não existem só em Portugal, este não é só um problema que o Medina ou o Costa não conseguiram resolver em Lisboa ou no país. É um problema que está a acontecer por toda a Europa, por uma data de razões: porque as taxas de juro estão muito baixas, porque as aplicações financeiras não dão nada, porque a dificuldade de circulação de capitais aumentou, porque o turismo aumentou”, explica.

De referir que antes do desenho da lei haverá um processo de participação e discussão pública por todo o país, com várias entidades, para que esta não seja uma lei “que aparece já feita”. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta