Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Noruega na mira de uma bolha imobiliária?

Creative commons
Creative commons
Autor: Redação

A Noruega pode mesmo ter uma bolha imobiliária ao virar da esquina. Quem veio deixar o alerta foi a Moody's. A agência de notação financeira revelou que o imobiliário na Noruega é o mais sobrevalorizado entre as várias nações desenvolvidas, admitindo que existe um abismo gigantesco entre os preços de venda e dos arrendamentos de imóveis, que já começam a provocar desequilíbrios no mercado.

A conclusão, escreve o Dinheiro Vivo, vem de uma análise a 20 economias (da Europa e não só). O estuda mostrou que os preços de venda dos imóveis neste país subiram demasiado e não estão a ter qualquer efeito no mercado de arrendamento. Um cenário que poderá vir a afetar toda a economia, garantem os responsáveis pelo estudo.

“É nos países onde os preços de venda e de arrendamento estão desequilibrados, e são muito lentos a encontrar-se, que as economias correm maiores riscos de vir a sofrer as consequências dos preços elevados”, defenderam os analistas Emilia Gyierk e Colin Ellis, citados pela publicação.

De recordar ainda que Noruega é um dos países da Europa com maior percentagem de proprietários. Cerca de 85% da população tem habitação própria, um fator que para a Moody’s poderá “gerar um efeito adverso e amplo na economia”, capaz de comprometer quer a estabilidade financeira, quer as próprias condições de crédito.