Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Helena Roseta alerta para "crescimento acelerado de uma bolha especulativa”

Foto: Bruno Martins
Foto: Bruno Martins
Autor: Redação

A deputada independente do PS, Helena Roseta, considera urgente a adoção de medidas capazes de regular o mercado da habitação em Portugal. No Parlamento, a também presidente da Assembleia Municipal de Lisboa alertou para os graves riscos que uma "bolha" no setor imobiliário poderá provocar.

"Estamos a assistir ao crescimento acelerado de uma bolha especulativa no mercado da habitação, com um ritmo vertiginoso de aumento dos preços, sobretudo em Lisboa e no Porto. Os riscos são enormes, porque não há qualquer relação entre os preços pedidos, quer na venda, quer no arrendamento, e a qualidade da habitação", sublinhou a deputada da bancada do PS, citada pela Lusa.

Para Helena Roseta todo este cenário é agravado pelo Alojamento Local (AL) e pelo aumento da atividade turística. "Os rendimentos das famílias não acompanham este aumento de preços. Há cada vez mais gente sem dinheiro que chegue para pagar o dinheiro que é pedido", salientou, acrescentando que se nada for feito a política de devolução de rendimentos praticada pelo atual Governo poderá sair “gravemente prejudicada” ou anulada.

A deputada anunciou que no início do próximo ano o Grupo Parlamentar do PS apresentará um projeto de lei de bases da habitação, diploma em relação ao qual pediu o empenhamento e contributo de todas as bancadas.